Ouvir
Costa a Costa
Em Direto
Costa a Costa Com Pedro Costa e José Paulo Alcobia

Discos

André Santos - "Sete"

Disco Antena 1

|

André Santos - Sete

Ana Sofia Carvalheda convidou o musico-compositor André Santos, para juntos, percorrerem o seu "Sete" musical.


****

A Antena1 recebeu André Santos, no "Programa da Tarde" com Filomena Crespo.




****

O disco “Sete” de André Santos é disco Antena 1.

"Este disco reúne muito do meu percurso, da minha maneira mais pura de tocar e até de algumas composições minhas. Junta música clássica, Fado, música do mundo, etc., tudo com a minha abordagem pessoal mais guitarristica."
André Santos


O álbum conta com 7 músicas de guitarra solo e outras 7 com convidados como: Teresa Salgueiro, Ricardo Ribeiro, Carla Pires, Nuno Guerreiro, Liana, Kabeção um dueto da Ana Laíns com o Yami.


Biografia

"Nasci em Lisboa em Novembro de 1984. A minha primeira licenciatura foi em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Depois do curso de economia terminei o curso de guitarra no Conservatório Nacional (2007) e entrei para a licenciatura em Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde estudei com Piñero Nagy. Fui terminar o curso superior de guitarra, como aluno de Erasmus, no Conservatório Superior Manuel Castillho (Sevilha) onde estudei com Francisco Sanchez Bernier (2010).
A minha paixão pelo Flamenco levou-me a procurar aulas com o Pedro Jóia (Lisboa) e mais tarde com Óscar Herrero (Madrid). Em 2011 resolvi concorrer ao curso superior de composição na ESML onde estudei com António Pinho Vargas, Carlos Caires e Luís Tinoco, o qual terminei em Junho de 2015.
Foi no Município de Almada que dei os primeiros passos na música e felizmente a CMA sempre apoiou o meu percurso. Faço parte do corpo de Júri residente do Concurso Nacional de Música de Intervenção de Almada desde 2007, em 2011 recebi o prémio de Jovem Talento pelo Município de Almada e organizo os Encontros de Fado de Almada desde 2012.
Ao longo da minha carreira toquei com diversos artistas um pouco por todo o mundo: Teresa Salgueiro com quem fiz a tour “Voltarei à minha terra” (2010-2012); fui diretor musical da Mythos Orquestra do Festival “7 Sóis 7 Luas” (2013-2014) e do Quórum Ballet na peça “Correr o Fado”(desde 2011); em Dezembro de 2014 toquei como solista no concerto de Natal do Coro Gulbenkian; participei no concerto de abertura da Festa do Avante de 2015 com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa; trabalho regularmente com alguns nomes da cultura portuguesa como Mariza, Ricardo Ribeiro, Mísia, Cuca Roseta, Ana Laíns, Carla Pires, Teresa Lopes Alves, Joana Melo, entre outros.
Como compositor escrevi a peça obrigatória para o Prémio Jovens Músicos 2014 na categoria de acordeão (encomenda Antena 2 – RTP). Tenho escrito para diferentes formações desde pequenos grupos de música de câmara até formações orquestrais. A minha música tem sido tocada por alguns dos melhores intérpretes portugueses atuais e já foi apresentada em vários países desde EUA até Macau. Em 2015 escrevi e estreei o primeiro concerto para 4 guitarras e orquestra escrito por um compositor português, o concerto “Akasha” foi estreado pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa e a Orq. Sinfionietta de Lisboa.
Apesar de ter trabalhado em muitos projetos diferentes sempre tive a vontade de criar os meus grupos onde posso explorar ideias e linguagens que gosto e trabalhar tanto como guitarrista como compositor. Desta forma faço parte dos Melech Mechaya, Quarteto de Guitarras de Lisboa, Mano Quarteto e André Santos & MOB Ensemble. Como viola de Fado sou músico residente na casa de Fados Mascote da Atalaia no Bairro Alto (Lisboa).
Em 2016 tive a honra de receber o prémio de “melhor edição para flauta solo em 2015″ atribuido pela The National Flute Association dos EUA com a peça “O motivo da menina Laite”."
André SantosFacebook