Ouvir
Musical Antena 1
Em Direto
Musical Antena 1

Discos

Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das Beiras - "Amplitude"

Edição em Fevereiro

|

Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das Beiras - Amplitude

Amplitude
Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das Beiras
Com Carminho • Dead Combo • Rodrigo Leão

*****

Uma “Amplitude Musical”, ao vivo, é a proposta de Danças Ocultas e Orquestra Filarmonia das Beiras.
Ana Sofia Carvalheda conversou com Artur Fernandes e Filipe Cal 2 dos 4 instrumentistas deste colectivo que leva já mais 20 anos de música.




“Amplitude” é o espaço abrangido por uma vibração. Esta dimensão sonora foi partilhada por Danças Ocultas e Orquestra Filarmonia das Beiras, durante dois anos de progressões em palco, que confluiram, em maio de 2015, a duas das mais importantes salas do país: a Sala Suggia da Casa da Música, no Porto e o Grande Auditório do CCB, em Lisboa. Nestes concertos juntaram-se os convidados Carminho, Dead Combo e Rodrigo Leão, que muito contribuíram para contagiar a magia musical às plateias repletas das duas salas. Amplia-se agora, ao grande público, essa magia com a edição do registo ao vivo destes concertos.
Os arranjos orquestrais de clássicos de Danças Ocultas servem igualmente de cenário para os diálogos com os convidados. O facto de Dead Combo e Rodrigo Leão explorarem a música instrumental, facilitou a comunicação entre os universos artísticos. Já com Carminho, há um círculo que se completa: "O Diabo Tocador" era um tema do álbum Tarab inspirado numa canção de trabalho recolhida por Giacometti. O instrumental de Tarab volta assim a ser canção com a letra a tomar a voz de Carminho.
António Vassalo Lourenço, maestro da Orquestra Filarmonia das Beiras e profundo conhecedor da música de Danças Ocultas acarinhou esta iniciativa especial. Os arranjos para orquestra de cordas ampliam o que os originais já continham, dando novo corpo e dimensão às melodias, aos contrapontos e harmonias, que este grupo de concertinas explora no seu formato original.
Esta música inundou os palcos da Casa da Música e do CCB, em duas noites muito particulares e especiais, com convidados que representam igualmente o melhor da música portuguesa e o lado mais nobre do espírito de aventura de Danças Ocultas. "Amplitude" é a vontade de partilhar esta música com um público maior.