Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Paulo Rocha / Rui Santos

Discos

Disco A1: Cantigas à Minha Viola - Novo canto Português Vol.2

Cantigas à Minha Viola - Novo canto Português Vol.2 A tradição da música portuguesa a encontrar eco em autores como Paredes e Afonso. Oiça na Antena 1, de 24 a 30 de Março.

|

Disco A1: Cantigas à Minha Viola - Novo canto Português Vol.2
Cantigas à Minha Viola - Novo canto Português Vol.2 A tradição da música portuguesa a encontrar eco em autores como Paredes e Afonso. Oiça na Antena 1, de 24 a 30 de Março.

"Recomeçar é sempre um acto de intimidade. Depois as roupas até podem não ser verdadeiramente roupas desde que o corpo tenha uma dimensão tangível.
Fazer música sem subterfúgios, segundos sentidos e formas encriptadas de passar uma mensagem, e reduzindo-a à sua mais pura essência é igualmente uma forma de alguém se revelar. De – porque não? – Nudez. De decisão consciente ao prescindir de defesas e disfarces. De coragem.
O projecto Novo Canto Português, de Pedro Brito, vive desse mesmo despojamento e dessa crença inabalável de que a tradição da música portuguesa tem de se encontrar no eco de autores como Paredes e Afonso. Obras cuja força sempre residiu na excelência da composição e não na mestria dos artifícios. É na esteira destes nomes que este projecto se pretende inscrever. O Novo Canto Português quer-se ver entre aqueles que fazem parte da nossa identidade.
Pedro Brito assume que o maior prazer que tira da música é ver as suas criações interpretadas por outros. Daí a participação especial de dois nomes para este Novo Canto Português: por um lado, a guitarra inconfundível e apaixonada de Pedro Jóia; por outro, a revelação do cantor Diogo Tavares, uma voz que acredita por vir a deixar uma marca profunda na música nacional.
Após opção anterior de interromper o seu percurso de compositor em função de uma carreira na área financeira, Pedro Brito surge agora lembrando que, por vezes, há que perceber e aceitar de braços abertos as segundas oportunidades. Desta vez, foram as finanças a conhecer a prateleira e a dar lugar a 11 temas de inspiração maior, e com poemas de Fernando Pessoa, José Régio, Mário de Sá Carneiro e Vitorino Nemésio. O Novo Canto Português nasceu há três anos, acústico, instrumental, e com uma simplicidade que aqui se prolonga.
Nos próximos tomos, Pedro Brito promete alargar o projecto a músicos de outras nacionalidades. Sem com isso embaciar a alma portuguesa. O seu objectivo a isso se resume: fazer parte da música que continue sempre a ser imediatamente reconhecida como música portuguesa.
Novo Canto Português 2 conta ainda com a produção de Ramón Galarza e uma harmónica esvoaçante de Rui Veloso em 'Perto ou Longe', incluindo igualmente duas homenagens pessoais de Pedro Brito a Carlos Paião e João Fezas Vital.
O tema que surge de apresentação do disco é precisamente o 'Perto ou Longe'."


Links:
Blog Novo Canto Português
Novo Canto Português

Oiça na Antena 1, de 24 a 30 de Março algumas músicas deste disco:

-Perto ou Longe
-Sino da Minha Aldeia
-Menino de Abril
-Tempo
-A Vida que terei