Ouvir
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS)
Em Direto
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS) FC Porto - Belenenses

Discos

Disco A1: "Lisboa"

"Lisboa" - Do pop/rock ao fado, passando pelo acústico e electrónica - um tributo musical à cidade.

Oiça aqui excertos de alguns dos temas que compõem este trabalho.

|

Disco A1: Lisboa
Quando começaram a trabalhar neste projecto no verão de 2006, os seus autores pensaram realizar um disco que se integrasse nas comemorações dos 25 anos do Frágil em 2007. Não um disco qualquer, ou seja, mais uma compilação de canções sem um propósito definido. Procuraram antes um denominador comum entre as ideias que os moviam, o sentido da celebração desses 25 anos, e o conjunto de artistas que havia em mente para concretizar o projecto.

Rapidamente, esse denominador surgiu: era Lisboa, a cidade, a cidade de tantos portugueses e estrangeiros.

Mas não se pretendia um disco centrado numa imagem estereotipada da cidade: as ruelas, o “fado fado”, as personagens típicas, etc. Queria-se antes um disco que procurasse uma visão transversal dos elementos tradicionais e contemporâneos constitutivos da imagem da cidade, mas sobretudo uma visão dos músicos, dos compositores e dos poetas que procurasse integrar diferentes opções estéticas e tendências musicais em torno desse imaginário.

Com efeito, hoje sabemos que pelo Frágil em 25 anos passaram quase todas as correntes estéticas que se afirmaram na Lisboa cultural das três últimas décadas. Música, moda, pintura, poesia, literatura, cinema entre tantas outras manifestações aí encontraram noites de novos projectos e esperanças sempre renovadas.

Neste sentido, este álbum, primeiro projecto da Lisboa Records, é a oportunidade de realizar um tributo musical à cidade de Lisboa, comemorando dessa forma o papel central que o Frágil tem tido enquanto lugar de exposição de diferentes correntes estéticas e expressões culturais que têm emergido na cidade nos últimos 25 anos.

Para concretizar a edição deste projecto de tributo à cidade, a Lisboa Records comissionou assim a vários músicos e compositores Portugueses um conjunto de temas em torno do imaginário “Lisboa”. O resultado, inédito em Portugal, é surpreendente: das canções pop/rock ao fado/tango, da música eléctrica/electrónica ao acústico e instrumental, dos textos urbanos à poesia forte, Lisboa surge numa visão multifacetada, simultaneamente ardente e serena. Magnífica luz.


Alinhamento

1. Pedro Oliveira + José Sousa – Magnífica Luz
2. Rui Reininho + Armando Teixeira – Estranho Caso do Amante Preguiçoso
3. Rodrigo Leão – Cidade Tejo
4. Danças Ocultas – “Primeira Hora”
5. A Naifa – “Passagem a Limpo”
6. Novembro – “Solidão a Dois”
7. Rogério Samora + Rodrigo Leão + Gabriel Gomes – “Poema”
8. Paulo Abelho + João Eleutério + Graciano – “A Ponte”
9. Adriano Filipe – “O Recado”
10. Maria Ana Bobone + Ricardo Rocha – “Com Que Voz
11. The Gift – “In Repeat”
12. BCN – You Are Welcome to Elsinore

Oiça na Antena 1, de 25 de Junho a 02 de Julho algumas das músicas que compõem este disco!