Ouvir
Rádio Aurora
Em Direto
Rádio Aurora

Discos

Dulce Pontes - "Perfil"

Edição a 25 de Fevereiro

|

Dulce Pontes - Perfil
Perfil, o novo álbum de Dulce Pontes, será lançado em fevereiro, pela Universal Music e pela conceituada editora internacional Decca Records, e marca o início de uma nova era na discografia da artista, com o regresso às raízes, aos artistas e histórias que a inspiram.
O novo single “Na Lingua Das Canções”, escrito por Tiago Torres da Silva com música composta pela própria, mostra a glória criativa de Dulce Pontes e da sua voz. O vídeo oficial, realizado por Gonçalo Claro, conta também com participação do bailarino da Companhia Nacional de Bailado, Yonel Castilla Serrano.
“Perfil” inclui o “Amapola”, canção tradicional dos anos 1920 de José María Lacalle García, interpretada pela primeira vez, inteiramente em português, com uma adaptação impressionante de Dulce Pontes. “Amapola” foi a primeira canção apresentada do novo álbum e esteve em destaque na plataforma global EQUAL do Spotify, que promove a igualdade de género na indústria da música.
“Soledad” escrito por Cecília Meireles com música de Alain Oulman, cantado originalmente pela icónica fadista Amália Rodrigues mas nunca antes gravado em estúdio. “Valsa Da Libertação” é a única colaboração no alinhamento do álbum, escrito por Pedro Homem de Mello, composição e voz por Ricardo Ribeiro.
O novo projeto discográfico, inclui ainda “Porque”, um belíssimo poema da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, “Retrato” com letra de Maria Mamede, escrito e dedicado a Dulce Pontes, “Dulce Caravela”, escrito e composto pela própria artista, como uma ode ao mar, repleto de saudade e esperança, num alinhamento total de 11 músicas.

Este álbum representa um dos projetos mais pessoais para Dulce Pontes, que em “Perfil”, assumiu o papel de produtora.
É emocionante e movimenta-se entre o Fado e música popular portuguesa, e abre os seus horizontes a sonoridades jazz e de música latina.

Alinhamento:

1. Na Lingua Das Canções
2. Amapola
3. Leilão Da Casa Da Mariquinhas
4. Valsa da Libertação (with Ricardo Ribeiro)
5. Soledad
6. Fado Mal Falado
7. Lenda das Algas
8. Laranjinha
9. Porque
10. Retrato
11. Dulce Caravela


Dulce Pontes

Dulce Pontes é incontornavelmente uma das melhores vozes do panorama musical português, destacando-se pela versatilidade da sua voz e pela emoção que transmite em cada canção que interpreta. É, por isso, com grande orgulho que anunciamos que a artista está de regresso à
Universal Music Portugal para um novo projeto discográfico, a ser lançado em 2022. Um regresso 18 anos depois de ter editado pela Universal Music Portugal o disco Focus, de 2003.
Dulce Pontes é ainda hoje uma das artistas mais internacionais de Portugal. Ao longo da sua carreira soube cruzar fronteiras de diversos géneros musicais, em colaborações com artistas internacionais como Andrea Bocelli (O Mar e Tu, um dueto cantado em português por Dulce Pontes e em napolitano por Bocelli, no álbum Sogno, de 1999), Ennio Morricone (com quem também atuou ao vivo, em digressão), Cesária Évora, Caetano Veloso, Marisa Monte, Estrella Morente, Carlos Núñez, Giorgos Dalaras, Stefanos Korkolis, Waldemar Bastos ou Eleftheria Arvanitaki.
Também já atuou em salas de renome mundial como o Royal Albert Hall, em Londres, o Carnegie Hall, em Nova Iorque, a Arena de Verona, o Auditorium Parco della Musica, em Roma, o Palácio Mazda de Milão, o Palácio de Congresso de Paris ou o Fórum Internacional de Tóquio. A cantora chegou ainda a atuar ao lado de José Carreras na abertura oficial da eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo, tendo interpretado juntos o tema One World, da sua autoria.
Dulce Pontes desafiou o reconhecido músico cubano Yelsy Heredia, um dos contrabaixistas mais prestigiosos da atualidade, nomeado para um Grammy Latino, para a coprodução, lado a lado, deste novo projeto, que se revela um trabalho de grande versatilidade e com uma marca visivelmente contemporânea. Este será o seu primeiro álbum em quatro anos, desde Peregrinação, editado em 2017.