Ouvir
Noite - Antena 1
Em Direto
Noite - Antena 1 Jorge Afonso

Discos

Garcia - "Canção"

Edição a 24 de Setembro!

|

Garcia - Canção

Canção. Assim se chama este novo disco!
Uma homenagem aos fazedores de canções, à tradição do cancioneiro popular português.
Este é um tributo de Garcia aos que escrevem e compõem, aos autores, mas também a quem escuta e sabe escutar canções.
É uma viagem às primeiras memórias de curiosidade em conhecer quem está por de trás das criações, de descobrir as suas motivações, inspirações.

Sai a 24 de Setembro.

"A canção, o poema são uma necessidade para Garcia, músico e compositor de Lisboa, que vê na música a missão de preservar e continuar o legado dos cantautores da canção portuguesa. A urgência de criar foi sempre maior que mostrar ao público o que ia compondo. E por isso se explica que só em 2014, depois de um longo período de criação, reune-se em estúdio com grandes músicos, Daniel Lima (HMB), Filipe Gonçalves, João Correia (Tape Junk), Marco Reis (Klepth), entre outros, e grava e edita o seu disco de estreia ‘Refúgio’.
Ao longo dos anos atuou quase sempre ao lado daquele que é considerado um dos maiores virtuosos guitarristas de sempre em Portugal, Phill Mendrix, onde partilhou o palco com muitos e renomeados artistas, desde Jorge Palma a Camané, e colaborou com Rogério Charraz, Yara Gutki, Pedro Branco e tantos outros…
Mas Garcia é também João Garcia Barreto, que diariamente veste o fato de gestor e financeiro… Mas a música, sempre uma necessidade… e com o ano pandémico instalado, gerou em si um enorme sentido de urgência de partilha. E agora, passados sete anos desde o seu primeiro trabalho de estúdio, e sem mais tempo a perder, apresenta o seu segundo álbum: ‘Canção'. Uma homenagem aos fazedores de canções, à tradição do cancioneiro popular português, aos que ensinaram que “uma canção que é aguentada apenas ao piano é uma boa canção”.
Este é um tributo de Garcia aos que escrevem e compõem, aos autores, mas também a quem escuta e sabe escutar canções. É uma viagem às primeiras memórias de curiosidade em conhecer quem está por de trás das criações, de descobrir as suas motivações, inspirações… Este é o tempo das canções, das que fazem parte de todos e de cada um. Um trabalho onde veste a pele de quem escreve para vestir, de novo, a pele de quem escuta e ama as canções. Urge a escuta destes temas porque “o Mundo só pode mudar quando alguém souber cantar o que vai no seu coração.”