Ouvir
Miguel Freitas
Em Direto
Miguel Freitas

Discos

Maria Ana Bobone - "Maria Ana"

Sai a 19 de Novembro

|

Maria Ana Bobone - Maria Ana
“Maria Ana” é o nome do sétimo álbum de Maria Ana Bobone com lançamento a 19 de Novembro.

No novo disco, a artista traz-nos um pouco mais de si, da sua identidade e das suas influências. Maria Ana procurou sempre uma linha distinta dentro do universo do fado e, acompanhando-se ao piano, torna cada vez mais pessoal e original a sua aproximação a este género.

Na senda do disco anterior, “fado & piano”, desenvolve e aprofunda a sua abordagem sendo autora de alguns dos temas e arranjos, mais próxima da linguagem fadista. Há também neste trabalho um cuidado poético que já lhe é característico, cantando Fernando Pessoa, Henrique Segurado (que nos deixou há poucos meses, e tanto apreciou o trabalho feito com o seu poema "Sem Amália"), Fernanda de Castro, David Mourão Ferreira e Joana Alegre.

Estreou-se a cantar fado aos 16 anos, editando o seu primeiro trabalho “Alma Nova” em 1994, gravado em parceria com outros dois fadistas. Este marcaria o início de uma carreira brilhante com mais de 25 anos e seis álbuns a solo editados, afirmando-se como uma das grandes vozes do Fado.

Maria Ana
já percorreu as principais salas de espetáculos portuguesas, entre elas a Casa Da Música e o Centro Cultural de Belém, assim como vários festivais e salas por todo o mundo elevando o nome do Fado e de Portugal. Destacam-se atuações em Inglaterra, Áustria, EUA, Brasil, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Suíça, França, México, Itália, Catar, Marrocos, Malta e Holanda, Chile, Macau, Tailândia, Tunísia, Marrocos, e Egipto. Entre os palcos e atuações gravou também “Luz Destino” (1998), “Senhora da Lapa” (2000), Nome de Mar (2006), Fado & Piano (2012), Smooth (2014) e “Presente de Natal” (2018).

“Maria Ana” é o início de um novo ciclo e com ele se avizinha uma digressão de apresentação deste novo trabalho de uma das fadistas mais marcantes da história do Fado. Este trabalho aproxima-se cada vez mais sua identidade artística, encontrando um caminho musical há muito procurado.