Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Filomena Crespo

Discos

O Assobio da Cobra 2

Disco Antena 1 | Edição a 31 de Janeiro

|

O Assobio da Cobra 2

O Assobio da Cobra 2 é o segundo capítulo de uma banda sonora de um filme por realizar. São 15 histórias emocionantes que inspiram a celebração do amor, de um amigo, da dor ou, porque não, de uma receita apaixonada de Arroz Doce.
A sonoridade do álbum remete, na natural sequência do primeiro volume, para um tempo em que coexistiam num mesmo espaço a música portuguesa, brasileira, o jazz, o tango ou a "chanson". O formato pop/rock quase não existia e não será por acaso que os autores viveram a sua adolescência nos anos 70. Uma frescura que o tempo não apagou, mas tem, serenamente, testemunhado.

No dia 1 de Fevereiro, José Carlos Trindade conversou com Manuel Paulo na #antena1rtp. Uma conversa que pode ouvir, na íntegra aqui.


CANÇÕES SOLTEIRAS
Não é sempre assim, mas, com o Manuel Paulo, acontece com frequência. Trocam-se versalhadas e compassos, o Manuel tempera a coisa com arranjos e lá acabam por dar à luz uns corpos novos a que, teimosamente, chamamos canções.
Corpos mudos, sem a respiração de uma voz que os anime e lhes dê pulsação.
Normalmente resolvemos a coisa à mesa – não há hipótese, somos assim – e, ao fim de grandes debates, que chegam a demorar 1 minuto, acordamos na voz que faz sentido. Um telefonema e, regra geral, a boda fica marcada
Não há nada como casamentos felizes. É isso que nos tem acontecido. Temos tido sorte, muita sorte.
É assim que as nossas canções casam.
É assim que a cobra assobia!


João Monge janeiro de 2022




ALINHAMENTO

“O Assobio da Cobra 2”
1. “O Amigo José” com Nancy Vieira
2. “Amor é Bicho” com A garota não
3. “Salvação” com Ana Deus
4. “Solstício” com Paulo de Carvalho
5. “Porque é que o mar é azul” com Inês Sousa
6. “Chôro da vã filosofia” com Zeca Baleiro
7. “À beira da minha rua” com Zeca Medeiros
8. “Espingardas e lençóis” com Luanda Cozetti
9. “Mulher só” com Ana Brandão
10. “Credo inteiro” com Ana Nave
11. “Balada do Cansaço” com Mônica Salmaso
12. “Arroz Doce” com Maria João
13. “Ilhéu de contenda” com Tito Paris
14. “Pequena Morte” com Filipa Pais
15. “Não se paga” com António Durães e Manuel Paulo

Bio Manuel Paulo

Nascido em Lisboa, Manuel Paulo, músico, produtor e compositor, é um dos nomes fundamentais da música portuguesa dos últimos 30 anos.
Vários são os projetos que integrou, em estúdio e em palco. De Jorge Palma a Rui Veloso, da Rua Sésamo à série de televisão “Claxon”, da “Missa do Galo” ao “Ilhéu da Contenda”, de Mísia a Mafalda Veiga, por si passou a composição, produção, orquestração, gravação, ou pura concretização de muitas das bandas sonoras que nos têm acompanhado ao longo dos anos.
Em 1994, ao lado de João Gil, João Monge, Moz Carrapa e Nuno Guerreiro, fundou da “Ala Dos Namorados”. Em 2022 retoma a edição discográfica em nome próprio, e agora em edição de autor, com mais uma bela coleção de canções em parceria com outro artesão da canção portuguesa: João Monge.
Nancy Vieira, A garota não, Ana Deus, Paulo de Carvalho, Inês Sousa, Zeca Baleiro, Zeca Medeiros, Luanda Cozetti, Ana Brandão, Ana Nave, Mônica Salmaso, Maria João, Tito Paris, Filipa Pais e António Durães, dão voz ao segundo capítulo de “Assobio da Cobra”, projeto estreado em disco em 2004, e tornado peça de teatro em 2006.