Ouvir
Noticiário Nacional
Em Direto
Noticiário Nacional

Discos

Pedro Barroso - "Novembro...que rumos"

Disco Antena 1 | Edição a 18 de Novembro

|

Pedro Barroso - Novembro...que rumos

Novembro… o mês em que Pedro Barroso nasceu, em que acabaram as gravações e também o mês do nascimento deste disco.

“Que Rumos” que dá também título a esta edição, interpretado em duo com Patxi Andión, é o tema de aposta e mais especial deste disco por todos os motivos: pela genialidade, pela musicalidade, pela mensagem, e por ser interpretado por dois “monstros” da música, que infelizmente já nos deixaram… e sem substitutos à altura.

Citando Pedro Barroso: “…dolorosamente mais sentido - ao meu querido Patxi Andión, a quem pedira em Abril deste ano, para partilhar voz na minha canção “Que rumos?” A sua disponibilidade imediata, a sua resposta, o entusiasmo e o seu companheirismo calarão para sempre na minha memória. Quinze dias depois de gravar, morreu; e nunca mais poderemos dar
aquele caloroso abraço - devido, obrigado e natural - que distinguiria tal privilégio e selaria a nossa amizade de vida que assim, inesperadamente, fica ao mesmo tempo, interrompida, mas também eternamente plasmada numa canção”

O Maestro Pedro Barroso deixou-nos, mas só na sua figura, porque a sua obra essa ficará para sempre! Com uma carreira artística longa mas sempre coerente, sempre marcada pela sua voz potente e emotiva transformou muitas das suas composições em autênticos sucessos que motivaram gerações e ultrapassaram fronteiras: “Eu não quero legar aos meus filhos e netos uma pátria sem sentido, uma humanidade sem horizontes”, dizia Pedro Barroso numa entrevista ao Jornal Público, em 2017, antes de enfrentar de novo os palcos.
A sua extensa obra musical, a sua poesia e o que nos transmitiu na sua pintura, revelam a sua verdadeira personalidade e genialidade sempre motivada por uma análise social muito própria onde a revolta, o amor e a paixão estiveram sempre presentes.
Resta-nos agora ouvir o dueto (único e último) que uniu Pedro e Patxi, e sentir a força das palavras de Pedro Barroso nas suas últimas músicas.




Esta edição tem o apoio da SPA e é também disco Antena 1 que vai massivamente divulgar o CD com a inserção em playlist das canções “Que Rumos”, “Sim Sabemos” e “Tal Gente”, vários apontamentos de de 11 a 21 de Novembro com várias entrevistas a músicos e amigos do Pedro e ainda com um programa especial (cerca de 45 minutos) moderado por Armando Carvalheda e com as presenças de Júlio Isidro e Nuno Pacheco (Jornal Público) a emitir no fim semana de 14-15 de Novembro.