Ouvir
Especial Desporto Selecção Nacional - Taça das Confederações
Em Direto
Especial Desporto Selecção Nacional - Taça das Confederações Nova Zelândia - Portugal

Discos

"Viagens do Fado" - Disco A1

Edição a 21 de Abril

|

Viagens do Fado - Disco A1

Fique atento ao programa  "Vozes da Lusofonia" de 16 de Abril onde Edgar Canelas irá mostrar em exclusivo este álbum e irá conversar com Jorge Mangorrinha o autor do projecto

*****

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, acolhe o Projecto Fado Sem Fronteiras, da autoria de Jorge Mangorrinha.

Fado Sem Fronteiras desdobra-se em iniciativas anuais. Em 2016, foi produzido Viagens do Fado, um disco de fusão com nomes sonantes da música portuguesa e internacional.
Para Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música, desde Dezembro de 2015, um projecto em torno do fado – uma das presenças mais marcantes de Portugal no mundo – surge, pois, naturalmente, num lugar onde a ligação à música é não apenas um valor intrínseco, mas, também, um desígnio de intervenção e desenvolvimento.


Viagens do Fado atravessam um mundo, feito de tempo e espaços distintos, que refletem histórias do nosso país de uma forma inusitada e refrescante, trazendo consigo uma proposta diferente de encarar o fado que, às palavras do autor, reúne composições e vozes oriundas dos mais diversos quadrantes da criação musical. Conta com 14 novos temas musicais, onde as melodias partem de raízes bem definidas e, sem preconceitos, fundem sonoridades diversas, numa música de encontros.
Para Jorge Mangorrinha, o fado nasceu e evoluiu. Conta histórias, para as quais não dispensa a noite, a meia-luz e o silêncio; nem as guitarras, que são corações com doze cordas. O fado é “menor”, “castiço”, “corrido”, “vadio”, “bailado”. Já foi marginal e censurado. Manipulado. Mas buscou na poesia o fado moderno.



As palavras do autor deste projecto são musicadas por Carlos Manuel Proença, Carlos Massa, Fernando Abrantes, Francisco Naia, Hélder Godinho, Jon Luz, José Cid, Marenostrum, Marino de Freitas, Paulo de Carvalho, Pedro Lima, Pensão Flor, Rão Kyao e Tiago Machado.

As vozes são de Ana Laíns, Ana Paula Oliveira, António Laranjeira, Carlos Massa, Cristina Nóbrega, FF, Francisco Naia, Ivan Lins, Jon Luz, Killate, Mafalda Sacchetti, Marenostrum, Paulo de Carvalho, Pensão Flor, Ricardo Ribeiro e Vânia Fernandes.

Facebook