Ouvir
O Amor é (Fim de Semana)
Em Direto
O Amor é (Fim de Semana) Com Júlio Machado vaz e Inês Menezes

Efemérides

Dia do Pai

Dia 19 de março

|

Dia do Pai

O Dia do Pai celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, Mãe de Jesus Cristo).
Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai: Uma refere que o Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909.
Sonora Louise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
Outra referência que assume como origem do Dia do Pai, data da Babilónia, em 2000 A.C..
Um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
Dia de São José Dia do Pai. São José foi o pai adotivo de Jesus Cristo e o marido de Nossa Senhora, segundo o Novo Testamento. Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família, que aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo. José acolheu a vontade divina e tornou-se o patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai.
São José terá morrido antes de Jesus ter começado a sua vida pública, pelos 30 anos, visto não se encontrarem mais registos sobre o santo no Novo Testamento e Jesus ter confiado a sua mãe aos cuidados de São João por altura de sua morte.

Em Portugal no Dia do Pai:
Lisboa - Corrida Aventura Pais e Filhos (3ª edição), 19 de março, 9:30.
Organização: Junta Freguesia de Benfica.
Local: Parque Florestal de Monsanto (Largo Travessa Francisco Resende).