Ouvir
Grande Reportagem Antena 1
Em Direto
Grande Reportagem Antena 1 Cláudia Godinho

Efemérides

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

8 de outubro de 2022

|

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma iniciativa global da WHPCD - World Hospice and Palliative Care Day, à qual a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) se associa anualmente.

Os Cuidados Paliativos procuram melhorar a qualidade de vida dos doentes, das suas famílias e cuidadores pela prevenção e alívio do sofrimento, através da identificação precoce, diagnóstico e tratamento adequado da dor e de outros problemas, sejam estes físicos, psicológicos, sociais ou espirituais.

Em Portugal, são mais de 100 mil pessoas – entre crianças, jovens, adultos e idosos – que necessitam de Cuidados Paliativos e, apesar da distribuição geográfica progressivamente mais alargada pelo território nacional, 70% dos portugueses com necessidades paliativas não têm acesso a este tipo de cuidados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2060 serão mais de 140 mil os portugueses a necessitar destes cuidados.

A APCP entende que não há vidas que importam mais que outras, a dignidade e o respeito pela vida humana é o une todos em compaixão para se apoiarem durante os tempos de maior dificuldade.

A Tua Vida Importa-nos” é o mote escolhido pela APCP para a campanha anual de comemoração deste dia. Queremos, a uma só voz, honrar a Vida e dar a conhecer histórias reais de doentes com acesso a este tipo de cuidados, dos seus cuidadores e familiares, contribuindo assim para a sensibilização da população para a importância que os Cuidados Paliativos têm na vida de quem passa por um problema de saúde grave e/ou incurável.