Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte José Candeias / Noémia Gonçalves

Filmes

Filme A1:Cinco Minutos de Paz

|

Filme A1:Cinco Minutos de Paz
CINCO MINUTOS DE PAZ um filme de Oliver Hirschbiegel é filme Antena 1!



Prémios de Melhor Realizador e Melhor Argumento do Festival de Cinema Sundance 2009
Com: Liam Neeson e James Nesbit.

Lurgan, Irlanda do Norte, 1975. Uma guerra civil de baixo nível tem estado a decorrer, com o IRA a escolher como alvo a atingir os lealistas britânicos e a lealista Força de Voluntários do Ulster, vingando-se nos católicos que afirmam serem militantes republicanos.
Alistair Little, de 16 anos, era o líder de uma célula da FVU, sedento por derramar sangue. Ele e a sua quadrilha receberam luz verde para matarem um jovem católico, James Griffin, como represália e um aviso a outros. O facto deste jovem estar prestes a abandonar a zona e de estar inocente de qualquer ofensa pareceu não influenciar a decisão de executá-lo. Alistair estava interessado em fazer uma morte e a razão foi posta de lado.



Ao chegar à casa de Griffin em Lurgan, um miúdo de 11 anos jogava futebol na rua.
Este miúdo era Joe, o irmão de James Griffin. Joe viu, horrorizado, Alistair sair do carro e dar 3 tiros na cabeça do seu irmão. Alistair virou-se e viu o miúdo. Houve um momento de indecisão quando os seus olhares se fixaram. Uma hesitação fatal porque, a partir desse momento, Alistar nunca mais conseguiu esquecer o olhar que o rapaz lhe lançou.
No prazo de duas semanas Alistair foi preso pela polícia e condenado pelo homicídio de Griffin. Foi detido indefinidamente Por Tempo Indeterminado, dado que um menor não podia ser formalmente condenado pelo crime.



Decorridos 30 anos, Joe Griffin e Alistair viajam para um debate televisivo, no qual perpetradores e vítimas se encontram diante das câmaras, tendo em vista uma reconciliação. Alistair cumpriu a sua pena e a Paz poderá ser acordada na Irlanda do Norte, mas a equipa de produção desconhece que Joe Griffin não vem ao programa para um aperto de mão, mas para espetar uma faca no assassino do seu irmão, ao vivo e em directo. Sejam quais forem as consequências, Joe insiste em ter os seus Cinco Minutos de Paz vingativa. Só um encontro fortuito com uma jovem russa a trabalhar no programa parece desviar Joe do seu curso. Ele deixa o estúdio de TV sem se ter vingado. Alistair, percebendo o que aconteceu, decide que isto tem de ser resolvido, se
ambos quiserem conseguir ter algum tipo de normalidade nas suas vidas.



Umas semanas depois, entra em contacto com Joe e propõe encontrarem-se para ser honesto com ele, para o ajudar, pelo menos, a confrontar a fonte da sua ira. Os dois homens encontram-se na casa, agora em ruínas, onde se deu o homicídio. Dá-se uma luta perversa e violenta. Ambos os homens ficam ensanguentados e feridos.
Passada a fúria, Alistair diz a Joe que ele tem de o exorcizar da sua vida. Joe tem que viver para a família e para o futuro, para se libertar do desejo autodestrutivo de vingança.
Os homens separam-se aparentemente indecisos. Mas, com o passar do tempo, Joe percebe que tem que pôr este passado para trás de si. Tem que viver para os seus filhos e não para a recordação de vingar um irmão que morreu 30 anos antes. Joe liga a Alistair para lhe dizer que acabou. Não haverá apertos de mão, nem perdão. Mas eles chegaram ao princípio do fim do seu ódio. Há, finalmente, a possibilidade de cura.

Cinco Minutos de Paz estreia dia 23 de Julho.




Link:
IMDB