Ouvir
Vozes da Lusofonia
Em Direto
Vozes da Lusofonia (Repetição)

Memórias

Faleceu Maria José Mauperrin

(1928-2018)

|

Faleceu Maria José Mauperrin

Maria José Mauperrin, uma das vozes femininas que deixou marca na rádio, faleceu aos 89 anos, num hospital em Lisboa, onde estava internada.

Foi a primeira realizadora de rádio em Portugal, obteve reconhecimento com o seu talento criativo nos programas “Café Concerto” (com Aníbal Cabrita, entre outros) onde participavam nomes como Miguel Esteves Cardoso, Amaral Dias, Jorge Listopad, Fernando Dacosta ou José Duarte.

Segundo escreve Matos Maia, no livro “Telefonia” de 1994:

"...as entrevistas de Maria José às personalidades da vida intelectual eram em tom coloquial, despretensiosas. (…) Foram mais de trezentas entrevistas que a Maria José fez a homens e a mulheres da cultura, desde sociólogos a pintores, de músicos a antropólogos, de gráficos a escritores. Também convidados estrangeiros, nomeadamente Mário Lagos, Chico Buarque de Hollanda, Mário Soldati, entre outros. (….) Tudo numa atmosfera de um verdadeiro café concerto, espaço de convívio que surgiu em França, no século XIX, e onde dialogavam o malabarista com o intelectual, o músico com o pintor. Esse ambiente foi conseguido, e isso foi um dos motivos do grande sucesso do programa".

Da Emissora Nacional ao Rádio Clube Português, mais tarde Rádio Comercial, Maria José Mauperrin construiu prestígio e respeito. Numa entrevista na Antena 2, a Judite Lima, em 2003, Maria José Mauperrin explicou que a rádio se cruzou na sua vida por acaso.



Mauperrin não gostava de 'playlists', como explicava numa conversa, na Antena 1, no programa "No Ar Por Toda a Parte", há 8 anos. Contou, então, como contornava a censura.

O velório de Maria José Mauperrin realiza-se domingo das 17h às 21h, no Centro Funerário de Santa Joana Princesa e o corpo será cremado egunda-feira, numa cerimónia privada.