Ouvir
Costa a Costa
Em Direto
Costa a Costa Com Pedro Costa e José Paulo Alcobia

Os Dias da Rádio

26 de julho: Dia do Esperanto, a língua artificial mais falada no mundo.

O esperanto ambiciona ser a "língua de todos"

|

26 de julho: Dia do Esperanto, a língua artificial mais falada no mundo.

Criada pelo médico e filósofo polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, o intuito do esperanto era tornar-se numa língua universal, falada por todos os povos, para quebrar as barreiras de compreensão linguísticas.

Após as guerras mundiais, o esperanto aumentou exponencialmente a sua popularidade e em 1954 foi oficialmente reconhecido como língua pela Organização das Nações Unidas. Atualmente, não se sabe ao certo quantas pessoas praticam o esperanto, mas estima-se que existem cerca de dois milhões de falantes.

O esperanto ambiciona ser a "língua de todos", um espaço de comunicação neutro, um código universal. Apesar de ser uma língua pouco divulgada, os falantes acreditam que quem sabe esperanto ganha novas possibilidades de comunicação interpessoal e uma maior compreensão entre diferentes povos e culturas. 

A R.D.P. Internacional manteve um programa em esperanto entre 1976 e 1980. 


Como aprender esperanto?

Existem várias plataformas online gratuitas disponíveis para a aprendizagem autodidata da língua, nomeadamente o portal "Lernu"; cursos online intensivos e cursos anuais, na sede da Associação Portuguesade Esperanto, em Lisboa.