Ouvir
Noticiário Nacional
Em Direto
Noticiário Nacional

Os Dias da Rádio

Abril 47

Um programa de Eduarda Maio

|

Abril 47

47 anos depois da Revolução de Abril que evolução fez o sistema político português e de que reformas precisa?
Qual é o estado da democracia representativa?
Que desafios e que novas ameaças enfrenta o regime?
Que desejos e aspirações foram alcançados e quais é que estão por cumprir?
Abril 47 avalia o capital de esperança gerado pela revolução.

Um programa de Eduarda Maio
De 2ª a 6ª Feira às 16h20.

Os principais atores da consolidação democrática em Portugal; A falta de renovação das elites políticas; o imobilismo da sociedade portuguesa. Eduarda Maio conversa com: Bruno Teixeira da Costa da UBI e Jorge Fernandes da Universidade de Lisboa.

Os temas ainda fraturantes 47 anos depois da revolução de Abril; o desgaste da relação entre representantes e representados; o índice de qualidade da democracia portuguesa. Eduarda Maio conversa com Filipa Raimundo do ISCTE e António Costa Pinto, do ICS.

Quais são desafios que o país enfrenta para cumprir as promessas de Abril de igualdade e de justiça social? Eduarda Maio conversa com Mónica Brito Vieira, da Universidade de York, no Reino Unido, e Conceição Pequito Teixeira, da Universidade de Lisboa.

A crise de representação na democracia portuguesa: Causas da erosão do regime e perspectivas de regeneração. Eduarda Maio conversa com Alexandre Franco de Sá da Universidade de Coimbra e Riccardo Marchi, do Instituto Universitário de Lisboa.

A participação política das novas gerações e o papel das tecnologias de comunicação na interação entre representantes e representados. Eduarda Maio conversa com Sofia Serra Silva, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.