Ouvir
Encontros Imediatos
Em Direto
Encontros Imediatos Um programa de João Gobern e Margarida Pinto Correia

Os Dias da Rádio

Apollo 11 - Capitulo I - O Lançamento

|

Apollo 11 - Capitulo I - O Lançamento

CAPITULO ICAPITULO IICAPITULO IIICAPITULO IV|

LANÇAMENTO – 16 DE JULHO – 14h32m HORA PORTUGUESA 

A Missão Apollo que colocou o primeiro homem na lua faz 50 anos. Esta semana vamos acompanhar com destaques os momentos que marcaram o passo gigantesco para a humanidade.


© NASA

A 16 de Julho foi o dia em que o Foguetão Saturno V, utilizado até 1973, impulsionava a Apollo nos céus. Ele é, ainda até hoje, o foguetão mais poderoso a ser lançado.

De Cabo Canaveral, subiam 3 astronautas que para sempre ficaram com o seu nome ligado à conquista. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.


© NASA

Em Portugal o Diário de Lisboa, na sua edição do dia, destacava:
 

Veja todas as páginas do DN sobre a Apollo 11, do dia 16 de Julho de 1969, em detalhe:


No site oficial da missão Apollo 11, em tempo real, pode acompanhar como se fosse em Tempo Real toda a missão.
Refrira-se que o o countdown de lançamento é às 14:32h hora portuguesa:  https://apolloinrealtime.org/11/


Ao entrar, tem a começar, 2 opções. Ou o botão T-1 em que pode recuperar o lançamento ou o botão NOW em que vai parar ao momento preciso em que a missão estava a ocorrer em tempo real há 50 anos.
À Esquerda existem 3 botões abaixo do ecrã de imagens.
Transcript tem o texto de todas as comunicações que estão a ser ouvidas; Mission Milestones determina o momento de missão que está a acontecer; Commentary é uma explicação técnica da conversa a acontecer.
A sequência de fotografias à direita automaticamente vai mudando de acordo com o momento da missão.

Recupere o programa especial de Jacinto Godinho com momentos RTP da época. Da forma como se acompanhou na TV portuguesa o momento da ida do homem à Lua.
O Movimento de rua e entrevistas a cidadãos em Lisboa; imagens intercaladas com declarações de José Menau, operador de Videotape da RTP em 1969 e de Jaime Nogueira Pinto, jornalista da RTP em 1969, a explicar as razões pelas quais a notícia da chegada do Homem à Lua não abriu o telejornal.

Sabia que:

* O programa Apollo tinha envolvidos cerca de 400 mil profissionais entre engenheiros, técnicos e cientistas.

* Os três astronautas da Apollo 11 autografaram centenas de cartões com suas imagens para serem leiloados. Uma acção tomada para subsidiar a família de Neil Armstrong, caso algum imprevisto ocorresse ou algo saísse errado durante a missão. Ele não tinha condições de pagar por um seguro de vida para astronautas.