Ouvir
Os Dias do Futuro
Em Direto
Os Dias do Futuro Com Edgar Canelas

Os Dias da Rádio

Apollo 11 - Capitulo II - Órbita Lunar

|

Apollo 11 - Capitulo II - Órbita Lunar

CAPITULO ICAPITULO IICAPITULO IIICAPITULO IV|


EM ÓRBITA – 19 DE JULHO – 13h37m HORA PORTUGUESA

A Missão Apollo que colocou o primeiro homem na lua faz 50 anos. Esta semana estamos a acompanhar com destaques os momentos que marcaram o passo gigantesco para a humanidade.

A Apollo tinha saído de Cabo Canaveral a 16 de Julho e seguido rumo à Órbita Lunar. Uma viagem de 75 horas e 53 minutos.

Eram 13h37m (hora portuguesa) de dia 19 de Julho quando a Columbia (módulo de comando) e a "Eagle" (módulo lunar que viria a pousar na Lua), entraram em Órbita Lunar.


© NASA

Neil Armstrong e Buzz Aldrin desceriam no dia seguinte à Lua, Michael Collins ficaria a operar em órbita o Módulo com o qual regressariam mais tarde à Terra.

Collins nunca se sentiu solitário durante o dia que passou orbitando a Lua sozinho a bordo do Módulo de Comando. Ele passava 48 minutos sem contato de rádio com a Terra toda vez que o Columbia passava atrás da Lua, porém Collins relatou que o sentimento que sentiu não foi de medo ou solidão, mas sim de "consciência, antecipação, satisfação, confiança, quase exultação", disse. 


© NASA

Ele descreveu seu tempo atrás da Lua nas órbitas seguintes como "relaxante". Collins dormiu depois de Armstrong e Aldrin terem completado a atividade na Lua.

Em Portugal o Diário de Lisboa, na sua edição do dia, destacava:

Veja todas as páginas do DN sobre a Apollo 11, nos dias que se seguiram à partida rumo à Lua, até à chegada à órbita do satélie da Terra, em detalhe:



No site oficial da missão Apollo 11, em tempo real, pode acompanhar como se fosse em Tempo Real toda a missão. https://apolloinrealtime.org/11/


Ao entrar, tem a começar, 2 opções. Ou o botão T-1 em que pode recuperar o lançamento ou o botão NOW em que vai parar ao momento preciso em que a missão estava a ocorrer em tempo real há 50 anos.
À Esquerda existem 3 botões abaixo do ecrã de imagens.
Transcript tem o texto de todas as comunicações que estão a ser ouvidas; Mission Milestones determina o momento de missão que está a acontecer; Commentary é uma explicação técnica da conversa a acontecer.
A sequência de fotografias à direita automaticamente vai mudando de acordo com o momento da missão.

Sabia que:

O astronauta que esperou em órbita, Michael Collins, foi o autor do emblema/logotipo da missão. Continha uma águia carregando um ramo de oliva nas garras.


O módulo de comando da Apollo chamava-se Columbia (ficando a orbitar) o módulo que levou Armstrong e Aldrin à Lua chamava-se “Eagle” (Águia, o pássaro símbolo dos Estados Unidos).