Ouvir
Os Dias do Futuro
Em Direto
Os Dias do Futuro Com Edgar Canelas

Os Dias da Rádio

Apollo 11 - Capitulo III - Primeiro Homem na Lua

|

Apollo 11 - Capitulo III - Primeiro Homem na Lua

CAPITULO ICAPITULO IICAPITULO IIICAPITULO IV|

A ALUNAGEM E GIGANTESCO SALTO PARA A HUMANIDADE - 20 DE JULHO - 21h18m HORA PORTUGUESA

A Missão Apollo que colocou o primeiro homem na lua faz 50 anos. Esta semana estamos a acompanhar com destaques os momentos que marcaram o passo gigantesco para a humanidade.

A Apollo tinha saído de Cabo Canaveral a 16 de Julho e seguido rumo à Órbita Lunar. Uma viagem de 75 horas e 53 minutos. Mas o passo seguinte era o mais esperado. A descida à Liua para pela primeira vez, 2 astronautas tocarem o solo da Lua.

Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin tinham a missão de representar toda a humanidade na histórica acção de descida na lua. Armstrong e Buzz Aldrin desceriam no dia seguinte à Lua, Michael Collins ficaria a operar em órbita o Módulo com o qual regressariam mais tarde à Terra.


© NASA

6 horas e 40 minutos mais tarde, Armstrong por fim saiu da "Eagle". E eram em Portugal 3h56m24s (já na manhã de dia 21 de Julho) que um "Pequeno Passo para um Homem, um Gigantesco passo para a Humanidade, aconteceu.


© NASA

Aldrin juntou-se a Armstrong 20 minutos depois.


© NASA

Os astronautas passaram pouco mais de 2 horas em redor da "Eagle", recolhendo pedras e outro material para pesquisa. Ao todo trouxeram 21,5 Kgs de volta.


© NASA

Em Portugal o Diário de Lisboa, na sua edição do dia, destacava:

Veja todas as páginas do DN sobre a Apollo 11, retratando a alunagem e os astronautas na Lua.


No site oficial da missão Apollo 11, em tempo real, pode acompanhar como se fosse em Tempo Real toda a missão. https://apolloinrealtime.org/11/


Ao entrar, tem a começar, 2 opções. Ou o botão T-1 em que pode recuperar o lançamento ou o botão NOW em que vai parar ao momento preciso em que a missão estava a ocorrer em tempo real há 50 anos.
À Esquerda existem 3 botões abaixo do ecrã de imagens.
Transcript tem o texto de todas as comunicações que estão a ser ouvidas; Mission Milestones determina o momento de missão que está a acontecer; Commentary é uma explicação técnica da conversa a acontecer.
A sequência de fotografias à direita automaticamente vai mudando de acordo com o momento da missão.

Sabia que:

* O módulo lunar da Apollo 11 foi pousado manualmente. Isto porque o Mar da Tranquilidade onde foi prevista a alunagem era muito rochoso e o automatismo foi desligado, de forma a que a aproximação mais precisa, fosse manualmente feita por Neil Armstrong. O seu ritmo registava 150 bpm no momento em que procedeu à alunagem manual. O coração batia a 125 bpm no momento em que colocou o pé na Lua.


© NASA

* Por pouco, a missão não precisou ser abortada. Quando Amstrong e Aldrin pousaram na Lua a bordo do módulo lunar, havia menos de um minuto de combustível restante no tanque. Se tivessem demorado mais um pouco, a missão teria sido anulada.

* O momento da descida na lua, acontecimento teve uma audiência a altura de sua dimensão histórica: estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas assistiram a Apollo 11 pousar na Lua, ao vivo, pela televisão.


© NASA


© NASA


* Neil Armstrong e Edwin Aldrin passaram, ao todo, um período de 21 horas na Lua.

* O cheiro na Lua lembra "cinzas molhadas em uma lareira", segundo Aldrin e Armstrong. A descrição causa estranheza, pois qualquer cheiro no espaço é apenas aparente, já que nunca poderá ser sentido diretamente.

* Os astronatuas levaram consigo à Lua, vários objetos terrenos. Entre eles, uma Pena de Falcão e um martelo (Galileu teorizava que objetos pesados e leves caíam com a mesma velocidade, sem resistência do ar). Uma Hóstia e Vinho, levados por Aldrin para uma breve comunhão dentro da Eagle dando graças ao acontecimento. Também levaram um pedaço de um avião dos irmãos Wright dos anos 30, o Wright Flyer, de forma a homenagear os aviadores. Foi igualmente levada uma pequena placa da Universidade de Michigan e, mais polémico, 214 postais autografados além de quase 400 selos não autorizados, para os quais não havia autorização. Tal provocou algum incómodo e uma tentativa fracassada do Congresso pedindo à NASA uma ação disciplinar. Armstrong terá ficado com a maioria para si,  após o rgresso da Lua.

Foi também levado um disco do tamanho de uma moeda de 50 centimos, com mensagens gravadas por escrito, tão pequenas que era necessário um microscópio para lê-las. Nele estavam mensagens de paz de personalidades de 73 países, incluindo a Rainha Elizabeth II, Indira Gandhi e o Papa Paulo VI, além de outros líderes. O disco foi produzido com material para durar milhares de anos na superfície lunar.

© NASA

 E por fim, uma placa com a frase: "Aqui, homens do Planeta Terra colocaram os pés pela primeira vez na Lua. Julho de 1969, A.D. Por toda a humanidade, nós viemos em paz".
A placa ficou deixada na lua com a bandeira dos Estados Unidos e mais de 100 outros objetos, como os que acima foram referidos.

* Os "quase" problemas não aconteceram apenas na alunagem. Após o passeio espacial antes de levantarem  do Mar da Tranquilidade, Edwin Aldrin precisou de uma "invenção" que evitou o fracasso da missão. Um disjuntor partido na Eagle ameaçava deixá-los presos à sua sorte. Se não conseguissem acionar aquele disjuntor, o módulo não iria a lugar nenhum.
Horas passaram. O módulo lunar estava frio e cheio de poeira lunar. O oxigénio era consumido rapidamente.
Aldrin pediu ideias ao controle da missão na Terra, mas nada surgia.
Aldrin e Armstrong tentavam improvisar uma solução.
Não poderia ser usado nada metálico, por risco de curto-circuito em todo o sistema.
Aldrin pensou e decidiu resolver o problema com uma caneta com ponta de feltro para ativar o disjuntor. Ele enganchou a ponta da caneta sem tinta no lugar do interruptor partido e... o disjuntor foi acionado. Podiam voltar a casa.


© NASA

* Neil Arsmostrong morreu com 82 anos em 2012.

PLAYLIST NA APOLLO 11

Elton John's ‘Rocket Man'?
David Bowie ‘Space Oddity' ?
Police ‘Walking on the Moon' ?
Frank Sinatra ‘Fly Me to the Moon' ?

Só uma delas tocou a bordo da Apollo 11 na ida à Lua. Qual?

A playlist que Armstrong, Aldrin e Collins ouviram na Apollo no seu voo rumo à Lua. Elton John e Police não tinham ainda sequer gravado esses temas em 1969.

Os astronautas da NASA levavam consigo as pequenos leitores de cassetes TC-50 da Sony, ainda 10 anos antes dos Walkman chegarem ao mercado. Então que música tocou na Lua?

Quando Aldrin saiu da "Eagle" meteu música a tocar. ...

‘Fly Me to the Moon' de Sinatra, foi a 1ª canção a tocar na Lua.



‘Galveston', de Glen Campbell, seguiu-se. Aldrin escolheu-a pois tinha sido Nº1 da Chart Easy Listening da Billboard. A canção tem na letra "Galveston, I am so afraid of dying/Before I dry the tears she's crying/Before I watch your sea birds flying in the sun, at Galveston."

‘People' de Barbra Streisand, com a letra "People who need people are the luckiest people".

‘Mother Country' de John Stewart, ele próprio um compositor para temas da NASA. Mais tarde compôs uma canção denominada "Armstrong e um tema tributo com sons da missão, intitulado "One Small Step"

‘Three o' Clock in the Morning' de Lou Rawls

‘Angel of the Morning' de Bettye Swann

 ‘Spinning Wheel' dos Blood Sweat & Tears, com a letra a incluir  "What goes up/Must come down,"

‘Moon Moods' de Dr. Samuel J. Hoffman, Harry Ravel e Lex Baxter

‘Everyday People' de Peggy Lee

‘Everybody's Gone to the Moon' de Jonathan King