Ouvir
Manhã - Antena 1
Em Direto
Manhã - Antena 1 Paulo Rocha

Os Dias da Rádio

Brasil 200: A nova rádio digital com assinatura Antena 1

Dois séculos a unir duas culturas.

|

Brasil 200: A nova rádio digital com assinatura Antena 1

O Brasil assinala 200 anos de independência. Este é o momento oportuno para refletir como, ao longo de dois séculos, duas culturas lusófonas evoluíram e dialogaram entre si. Para explorar a imensidão de experiências culturais, sociais e políticas, a Antena 1 lança este mês a Brasil 200, uma rádio digital, onde 24 horas por dia se criam encontros e diálogos entre Brasil e Portugal, entre novos momentos e o revistar de memórias, sublinhando a enorme diversidade de referências e caminhos que caracteriza a própria história da cultura brasileira.

Sob o lema “Dois séculos a unir duas culturas”, a rádio Brasil 200 irá transmitir novos conteúdos que ao longo deste ano serão produzidos na Antena 1 e restantes antenas da rádio pública, os primeiros dos quais focados em assinalar os 200 da independência e os debates que hoje se levantam.

Nesta rádio será muito importante todo o espólio existente no vasto arquivo que, ao longo dos anos, foi reunido pelas estações de rádio do grupo RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional e Rádio Zig Zag). Serão recuperadas entrevistas, atuações de músicos, momentos históricos ou reportagens em que o Brasil, a sua sociedade, figuras e cultura foram destacados.

Editorialmente a Brasil 200 irá navegar por vários universos temáticos, como a música, outras referências de cultura, a história, a política, o desporto e as histórias de vida contadas por brasileiros que vivem em Portugal e portugueses que vivem no Brasil.

A música na Brasil 200 vai juntar grandes clássicos que nos irão retratar momentos de referência na história da canção popular brasileira, não esquecendo naturalmente o vibrante tempo presente.

Vários profissionais das rádios e canais de televisão do grupo RTP irão criar, com assinatura de autor, programas como, por exemplo, “O Meu Brasil”, no qual cada um faz um retrato pessoal da sua relação com a música brasileira. Estes programas com cunho mais pessoal irão alargar o espectro dos sons a mais áreas da programação da antena.

A rádio Brasil 200 teve hoje a sua apresentação oficial, precisamente no dia em que se assinalam os 200 anos da Independência do Brasil, na emissão especial que a Antena 1 fez a partir do Museu do Ipiranga, em São Paulo. Brasil 200 irá nascer no dia 26 de setembro, às 11 horas da manhã e contará com parcerias com instituições portuguesas e brasileiras que se irão juntar a este projeto para criar novos conteúdos ao longo deste ano.