Ouvir
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS)
Em Direto
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS) Belenenses - FC Porto

Os Dias da Rádio

Carlos Peninha no "Viva a Música"

Dia 15 de fevereiro

|

Carlos Peninha no Viva a Música

No dia 15 de Fevereiro Carlos Peninha veio Tocar o Chão no Palco da Rádio.
Armando Carvalhêda convidou este criador de canções para apresentar no Viva a Música o disco recentemente editado tendo como ponto de partida poemas de algumas das figuras maiores da literatura portuguesa.
 


Guitarrista autodidacta desde os 12 anos a partir de 1982, é um multinstrumentista, que estudou nos conservatórios de Música de Aveiro, Porto e Viseu e também na Escola de Jazz do Porto onde estudou com Carlos Azevedo e Mário Barreiros e Pedro Barreiros.
Em 1987 foi professor de piano jazz na Escola de Jazz do Porto durante dois anos e posteriormente profissionalizou-se como professor de Educação Musical na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
Foi co-fundador do Quinteto de Jazz de Viseu, o primeiro grupo de Viseu a tocar música de influência jazz, em 1986, onde tocou piano e compôs grande parte do reportório.
É colaborador de vários projetos Teatrais e Musicais, onde toca guitarras e teclados, com destaque, desde 1994 para o Trigo Limpo Teatro ACERT, onde tem feito a maior parte do seu trabalho musical dos últimos anos quer como intérprete ou compositor, com especial relevo para a criação de Música para Teatro.
É responsável pela direcção musical dos espectáculos e CDs do Trigo Limpo Teatro ACERT "SOLTAR a LINGUA", "CANTOS da LÍNGUA" e do novo "A CÔR DA LÍNGUA", projectos que têm como protagonista a Língua Portuguesa, com todas as riquezas da Diáspora, onde assume igual importância a palavra dita e a palavra cantada, tendo também composto a maioria da musica original destes projetos.








Carlos Peninha vem apresentar "Tocar o Chão", álbum que alguém classificou como "uma patente sonoro-poética multicultural".


*****

Próximos programas: 
  • Dia 22 - Pedro Barroso 
VIVA A MÚSICA, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua.


Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo. O programa desenrola-se no Estudio 3 da RTP, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda. Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.

5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)

Facebook
Para ouvir esta e outras edições do Viva a Música
Para ouvir em direto