Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Concertos

Castro Galaico Festival de Nogueiró 2018

De 12 a 14 Julho com apoio da Antena 1!

|

Castro Galaico Festival de Nogueiró 2018
"É na cultura Galaica que assenta muito daquilo que somos hoje. 
Celebramos as nossas raízes a partir do Castro da Consolação, um dos berços de Braga."


Música e Tradição de origem Castreja de 12 a 14 de Julho
Monte da Sra da Consolação - Nogueiró - Braga

A partir dod ia 12 de julho, todos os caminhos vão dar ao Monte da Nossa Senhora da Consolação em Nogueiró, em Braga, como nos conta a Ana Sofia Carvalheda.





A Semana Cultural Convergências recebe prémio na Galiza.

 A organização da “Semana Cultural Convergências foi galardoada com o prémio especial "Embaixada da Amizade Galego-Lusófona" atribuído pelo júri de “aRi[t]mar galiza e portugal”, da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela. 

A “Semana Cultural Convergências” é um projecto que surgiu há quatro anos com o intuito de divulgar a cultura e o idioma galego em Portugal através da organização de um conjunto de eventos que abrangem música, poesia, teatro, apresentação de livros e tertúlias culturais. 
Esta semana acontece todos os anos nos finais do mês de Fevereiro aproveitando a “coincidência” de datas entre duas efemérides: a morte de José Afonso a 23 de Fevereiro e o Nascimento da Rosalía de Castro no dia 24, assim estes dois grandes simbolos da cultura de ambos os povos tornaram-se as figuras que inspiraram este projecto. Ao longo destes quatro anos a iniciativa "saltou" a fronteira organizando também, em várias ocasiões, eventos em Padrón e Santiago de Compostela. 

A organização desta Semana é da responsabilidade da Associação Canto D’Aqui e do Centro de Estudos Galegos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Braga, na pessoa do seu Presidente Ricardo Rio e da Vereadora da Cultura Lídia Dias, conta também com o apoio da Secretaria Xeral da Politica Lingüística da Xunta de Galicia através do seu Secretário Valentín García Gómez. No entanto a lista de apoios não se esgota aqui; de entidades oficiais a personalidades individuais a lista seria demasiado extensa para enumerar aqui, no entanto gostariamos de destacar a Associação José Afonso e a Fundación Rosalía de Castro, bem como a cantora galega Uxía, apoiante entusiástica desde o primeiro momento, que juntamente com Jaime Torres dos Canto D’Aqui está na génese desta ideia. “aRi[t]mar galiza e portugal” é um projecto didáctico-cultural, desenvolvido inicialmente pela Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, pertencente à Consellería de Cultura Educación e Ordenación Universitária da Xunta de Galicia, que tem por objectivo divulgar a música e a poesia galego-portuguesas actuais, e aproximar a cultura e a língua dos duas nações, enquadrado no desenvolvimento da Lei Valentín Paz-Andrade, projecto do governo da Galiza, para a promoção do ensino do português e vínculos com a lusofonia. 

Este certame consta de quatro categorias fixas: “Melhor tema musical galego”, “Melhor tema musical português”, “Melhor poema galego” e “Melhor poema português”. Os vencedores são escolhidos por voto on-line; este ano nas categorias musicais venceram “A banda da Loba” com o tema “Bailando as rúas” (Galiza) e Salvador e Luísa Sobral com “Amar pelos dois”(Portugal), nas categorias de poesia a votação ainda está em aberto. Os prémios desta edição serão entregues, à semelhança dos anos anteriores, numa Gala a realizar em Outubro, com intervenção e actuações dos galardoados, no Teatro Principal de Santiago de Compostela. Este evento conta com o patrocínio das Secretarias Xerais de Cultura e de Política Lingüísta da Xunta de Galicia, da Deputación Provincial da Coruña, do Concello de Santiago, do Instituto Camões e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal. A atribuição deste prémio e o reconhecimento que ele comporta servem não só como validação do trabalho efectuado nestes quatro anos, mas também como uma responsabilidade acrescida para esta organização que se encontra desde já a preparar a quinta edição desta Semana Cultural.