Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte

Os Dias da Rádio

Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de Março

|

Dia Internacional da Mulher

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

*****

No Dia Internacional da Mulher:

No âmbito das celebrações do Dia Internacional das Mulheres, a Exposição “40 anos. 40 cartazes” estará patente na Presidência do Conselho de Ministros, de 8 de março até meados de abril de 2018.

Com a exposição “40 anos, 40 cartazes” pretende-se revisitar o trabalho da Comissão da Condição Feminina (CCF, 1975-1991), da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM, 1991-2007) e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG, 2007- ) ao longo de quatro décadas. Enquanto peças da memória coletiva, os 40 cartazes, selecionados a partir da coleção da CIG, dão-nos conta daquela que foi a intervenção, muitas vezes pioneira, em áreas estratégicas que se materializaram em conquistas que marcam a história da CIG e do Portugal Democrático



*****
 
No dia 8 de Março tem lugar, pelas 17 horas, na Cinemateca Júnior (Lisboa), uma conversa sobre a promoção dos direitos das mulheres no tempo presente – #tempodasmulheres?
Promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, este evento conta com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.