Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com José Carlos Trindade

Os Dias da Rádio

Festival RTP da Canção - 1ª Semifinal

18 de Fevereiro

|

Festival RTP da Canção - 1ª Semifinal

Este Domingo pode ver e ouvir a 1ª Meia-Final do Festival RTP da Canção na Antena 1!
Depois das 08h da noite, emissão especial conduzida por António Macedo com Viriato Teles, Noémia Gonçalves e Joana Dias, Ana Sofia Carvalheda e Ana Fernandes!
Convidados, três vencedores do Festival RTP da canção; Eduardo Nascimento, Adelaide Ferreira e Carlos Mendes!
O antes... o espetáculo com as primeiras canções a serem conhecidas... e o depois!

Fotos, vídeos e transmissão para acompanhar no Facebook da Antena 1 ou aqui mesmo:




*****

O FESTIVAL DA CANÇÃO 2018

É a primeira vez que o Festival Eurovisão da Canção se vai realizar em Lisboa. 
A 63ª edição do concurso organizado pela União Europeia de Radiodifusão [EBU] em parceria com a RTP está agendado para a segunda semana de maio.
Dois meses antes, Portugal elege o seu representante através do Festival da Canção 2018, que vai ser constituído por duas semifinais. 
A primeira tem lugar no dia 18 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa. A concurso estarão 13 canções, sendo apuradas apenas sete. A decisão cabe ao júri e aos telespetadores. 
Dia 25 de Fevereiro, realiza-se a segunda semifinal. 13 outras canções disputarão outros sete lugares na final.
A grande novidade desta edição prende-se com o facto de, em 2018, apenas 22 das 26 vagas serem da responsabilidade da RTP. 
A estação pública fez o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original e inédita, os únicos requisitos exigidos para participar no certame europeu. 
Salvador Sobral, o vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017, convidará também um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP.
A estes 23 juntam-se ainda três outros lugares nas semifinais, que foram abertos a concurso. Um deles será selecionado através do programa de rádio "Master Class" da Antena 1 enquanto que os restantes resultam da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais. Podem concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que tenham residência em Portugal.

LINKS: