Ouvir
Programa da Manhã
Em Direto
Programa da Manhã Com José Carlos Trindade

Os Dias da Rádio

Katia Guerreiro - "Há Fado no Cais"

Dia 15 de Fevereiro no CCB

|

Katia Guerreiro - Há Fado no Cais

Integrado no Ciclo Há Fado no Cais, Katia Guerreiro sobe esta 6ªfeira ao grande palco do CCB em Lisboa.

Ana Sofia Carvalheda conversou com a fadista sobre esta noite especial na capital.

*****

"Sempre, e para sempre, fadista… O mais recente álbum de Katia Guerreiro chama-se, inevitavelmente, Sempre. E surpreende com um trunfo inesperado: a produção sábia, cirúrgica e imaculada de José Mário Branco.
Sempre foi gravado com Pedro de Castro e Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, João Veiga e André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo, músicos e companheiros de tantas viagens e aventuras pelo mundo fora, acompanhando-a naquela que é a sua principal missão: com o seu fado, representar a música, a poesia e a alma portuguesa.
Sempre é o 10.º álbum de Katia Guerreiro. Unanimemente reconhecida como uma das mais importantes fadistas do novo milénio é, acima de tudo, uma embaixadora do fado e de Portugal nos mais variados círculos culturais internacionais. O seu percurso tem sido feito em palcos como o Coliseu dos Recreios, a Ópera de Lyon, a Ópera de Rennes, a Ópera de Vichy, a Ópera de Ancara, o Olympia de Paris, a Filarmónica de Berlim, a Catedral de Luxemburgo, o Palais-de-Beaux-Artes em Bruxelas, o Teatro Romano de Mérida e nos mais variados festivais de músicas do mundo, tendo já passado por países como África do Sul, México, Tailândia, França, Japão, Líbano, Noruega, Arábia Saudita, Nova Caledónia, Marrocos, Espanha, Brasil, Tunísia, Turquia, China, Canadá e muitos mais. Tal trajeto tornou-se fulcral na divulgação do fado, abrindo caminho para o sucesso que hoje regista nas constantes visitas e digressões de vozes nacionais a palcos e públicos estrangeiros. Katia Guerreiro recebeu já duas condecorações oficiais: em Portugal, a Ordem do Infante D. Henrique e, em França, o Grau Chevalier da Ordem das Artes e Letras.
Esta apresentação do seu mais recente álbum no CCB será, certamente, inesquecível."

Fonte: CCB

Músicos:
  • Pedro de Castro e Luis Guerreiro guitarra portuguesa
  • João Veiga e André Ramos viola de fado
  • Francisco Gaspar viola baixo