Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Os Dias da Rádio

Lá em cima no Huambo

Recorde nesta página as reportagens da Antena 1, em Huambo - Angola

|

Lá em cima no Huambo

Mami Huambo


A província do Huambo foi uma das mais afectadas pela guerra civil angolana. No meio de bombas e tiros, uma mulher, Sónia Ferreira, fundou há quase 25 anos um lar para acolher crianças que perderam os pais na guerra. Através da Organização Não-Governamental Okutiuka, a Antena1 revisita a história recente de Angola e faz um retrato da actual crise económica que o país atravessa. 

"Mami Huambo" é uma grande reportagem da jornalista Rita Colaço.



****

O projecto Habiterra



O projecto Habiterra nasceu há cinco anos na província do Huambo, em Angola, e tem como objectivo a construção e a venda de casas a preços muito baixos.

No bairro do Forte da Quissala, já moram cerca de 150 famílias que, com este projecto, conseguiram comprar uma casa própria. Os materiais usados na construção são fabricados no próprio bairro com a terra vermelha deste planalto central de Angola. A repórter Rita Colaço foi conhecer o trabalho da Habiterra, uma empresa de empreendedorismo social que nasceu da Organização Não-Governamental "Development Workshop".



****

Aldeia de Crianças SOS - Huambo


As Aldeias de Crianças SOS estão a celebrar 70 anos de vida. Tudo começou depois da segunda guerra mundial e, neste momento, existem mais de 500 aldeias espalhadas por 136 países.

A repórter Rita Colaço visitou a Aldeia de Crianças SOS que fica no Cambiote, nos arredores da cidade do Huambo, em Angola. Esta aldeia está quase a fazer 10 anos de existência e, à semelhança da crise que se sente no país, também está a viver alguns dias de aperto.


****

Deitar sonhos à terra


No planalto central de Angola, vamos agora conhecer o projeto da ADRA, a Organização Não-Governamental "Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente".

A repórter Rita Colaço viajou até à zona rural do Lepi, na província do Huambo, onde há alguns anos, vários camponeses criaram associações e cooperativas com o apoio da ADRA. Apesar das ajudas, a crise económica que afeta Angola está a tocar a todos, mas os camponeses do Lepi continuam a deitar sonhos à terra.


****

A jornalista da Antena1 viajou a convite da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, e do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, no âmbito do projeto "As ONG no Desenvolvimento e na Cidadania", financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.