Ouvir
Um Homem e Uma Mulher
Em Direto
Um Homem e Uma Mulher Um programa de Inês Pedrosa e Rui Zink

Os Dias da Rádio

Luciano Pavarotti morreu há 10 anos

O tenor interpretou as obras de Donizetti, Puccini e Verdi.

|

Luciano Pavarotti morreu há 10 anos

Luciano Pavarotti, o famosos cantor (tenor) lírico italiano faleceu há uma década. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera. Pavarotti cantou em grandes casas de ópera em Itália, e nas cidades de Londres, Barcelona, Rio de Janeiro, entre outras.

O tenor conquistou o público internacional com o seu tom, especialmente com o alcance. Foi considerado o melhor tenor da sua geração em Aida de Verdi e La Bohème, Tosca e Madama Butterfly. Foi durante a tour australiana, ao lado da conhecida soprano Joan Sutherland, que Pavarotti alcnaçou o estrelato, em 1965.

Pavarotti tornou-se popular entre o público aquando a Copa do Mundo de 1990, em Itália, onde cantou "Nessun Dorma", de Giacomo Puccini, apresentando Os Três Tenores, com Plácido Domingo e José Carreras. A última aparição em palco do cantor foi nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, em 2006. Gravou diversos duetos ao lado de grandes estrelas internacionais, nomeadamente: Frank Sinatra, Andrea Bocelli, Elton John, Queen, etc. 

Aos 71 anos morre vítima de cancro de pâncreas, na sua casa, em Módena (Itália).