Ouvir
Noticiário Nacional
Em Direto
Noticiário Nacional

Os Dias da Rádio

Maratona da Saúde 2018

De 2ª a 6ª feira – 14h50 na Antena1

|

Maratona da Saúde 2018

A iniciativa Maratona da Saúde tem como missão sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica em Portugal.

O objetivo principal do Projeto Solidário Maratona da Saúde é aprofundar o conhecimento das doenças sem cura e acelerar a descoberta de terapêuticas mais eficazes.

Este ano em destaque: Doenças Autoimunes e Alergias.


****

Diariamente na Antena1

Ana Paula Henriques tem lúpus e vai prestar o seu testemunho sobre esta doença e como convive com ela. Sabia que a origem do nome Lúpus de deve à erupção cutânea que surge no rosto, semelhante a uma borboleta e que faz lembrar as marcas brancas no focinho de um lobo?

João Caetano tem Artrite Reativa Crónica e vai prestar o seu testemunho sobre esta doença e como convive com ela. Sabia que a Artrite Reativa Crónica é uma doença autoimune e pode ter sintomas inesperados? Descubra mais, nesta conversa na Antena 1...

O Dr. Maia Silva é dermatologista no Hospital Cuf Descobertas. Vai falar sobre Vitíligo, uma doença autoimune que causa a despigmentação da pele.

  • 09 abril: Dr. Fernando Magro – Doença Inflamatória do Intestino (Ouça no RTP Play)
O Dr. Fernando Magro é médico gastroenterologista no Hospital de São João do Porto. Vai falar sobre Doença Inflamatória do Intestino que inclui a Doença de Cronh e a Colite Ulcerosa.

O Dr. João Cerqueira é neurologista no Hospital de Braga e vai falar sobre Esclerose Múltipla.

A Dra. Helena Canhão é médica reumatologista e irá esclarecer o que é a artrite reumatoide.

  • 04 abril: Dr. Vital Domingues - Investigação em Autoimunidade (Ouça no RTP Play)
O Dr. Vital Domingues é médico de medicina Interna e investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência e vai falar sobre o seu trabalho de investigação na área das doenças autoimunes.

Marlene Pequenão é vice- presidente da Alimenta, Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares e vai prestar o seu testemunho sobre como é viver com uma criança com alergia às proteínas do leite.

A Alexandra Costa descobriu que tem diabetes tipo 1 desde os 10 anos e vai prestar o seu testemunho na primeira pessoa sobre esta doença.

Andreia Lima vai prestar o seu testemunho na primeira pessoa sobre o impacto que a colite ulcerosa teve na sua vida. A colite ulcerosa é uma doença autoimune que afeta o intestino e é muito condicionante. Durante uma estadia de 7 meses de internamento no hospital, a Andreia decidiu criar um blog, chamado Uma Barriga Renovada - https://umabarrigarenovada.blogspot.pt, onde conta a sua história, esperando poder ajudar outras pessoas com esta doença.

Íris Caramalho é Investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência e vencedora da 2-edição do Prémio Maratona da Saúde/Roche na área da Diabetes. Desenvolve o seu trabalho de investigação na área da Diabetes tipo-1 e vai falar-nos sobre os objetivos do projeto que foi financiado nesta área.

Mafalda Carvalho é presidente da Associação Portuguesa de Celíacos e vai prestar o seu testemunho na primeira pessoa sobre a doença celíaca.

  • 27 março: Dra Ana Gomes – Reabilitação Doenças Reumáticas (Ouça no RTP Play)
A Dra. Ana Gomes é fisioterapeuta coordenadora da ANEA- Associação Nacional da Espondilite Anquilosante. Vai falar da importância da recuperação física em pacientes com doenças reumáticas, nomeadamente a espondilite anquilosante ou a artrite reumatoide.

A Dra. Maria João Oliveira é médica Endocrinologista do Centro Hospitalar de Gaia. Nesta entrevista vai falar sobre as doenças da tiroide relacionadas com autoimunidade, nomeadamente hipotiroidismo e o hipertiroidismo, incluindo sintomas e tratamento.

A Dra. Ana Arrobas é médica Pneumologista do Hospital de Covões, Coimbra. Vai falar sobre Asma Grave e explicar a diferença entre este tipo de Asma e a mais comum.

O Dr. José Delgado Alves é especialista em medicina interna, Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Diretor da Unidade de Doenças Autoimunes do Hospital Fernando Fonseca. Nesta entrevista irá falar sobre Lupus.

O Dr. Filipe Benito Garcia é Imunoalergologista do Hospital Cuf Descobertas. Nesta entrevista vai falar sobre a doença alérgica.

O Dr. Luís Graça é Médico e Investigador no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Lisboa

A sua investigação visa perceber o sistema imunitário e mais especificamente a tolerância imunitária e a estratificação de doentes. A estratificação de doentes significa que melhorar o diagnóstico através da classificação de subgrupos de doentes com os mesmos sintomas vai tornar a terapia mais eficaz, uma vez que pessoas com a mesma doença podem ter sintomas ou manifestações diferentes e por isso podem ter respostas diferentes ao mesmo medicamento.

  • 19 março: Dra. Ana Lúcia Silva - Reação Adversa a Alimentos (Ouça no RTP Play)
Dra. Ana Lúcia Silva é Nutricionista e Vice-Presidente da Alimenta. A Alimenta é a Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares. Nesta entrevistas vai falar sobre a reação adversa a alimentos.

O Dr. Paulo Ferreira é médico dermatologista, Coordenador da Unidade de Psoríase do Centro de Dermatologia do Hospital Cuf Descobertas. Vai falar sobre Psoríase, uma doença Autoimune, que se manifesta principalmente na pele, embora possa estar associada a outras doenças noutras partes do corpo.

O Dr. Filipe Araújo é médico reumatologista no Hospital de Sant'Ana. Vai falar sobre uma doença autoimune chamada Espondilite Anquilosante, que afeta gravemente a coluna e a mobilidade dos pacientes.

Investigadora e líder de um grupo de investigação no I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde- Universidade do Porto) na área da Doença Inflamatória Intestinal, que inclui a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa.

A Salomé recebeu recentemente um prémio Europeu bem como um financiamento importante por uma prestigiada fundação Americana, destinado a financiar o desenvolvimento de uma nova estratégia terapêutica na área da Doença Inflamatória Intestinal que inclui a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa.

O Dr. Carlos Vasconcelos é médico de Medicina Interna com doutoramento na área das Doenças Autoimunes. É ex-diretor e atual colaborador da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto e Professor Catedrático no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Sabia que a Maratona da Saúde já financiou 11 cientistas com os fundos angariados nas últimas 4 edições? Sofia Rodrigues é Diretora Executiva da Maratona da Saúde. Vai apresentar os objetivos e o plano da nova edição dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.