Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1

Os Dias da Rádio

Maratona da Saúde 2019

De 2ª a 6ª feira – 14h50 na Antena1

|

Maratona da Saúde 2019

A iniciativa Maratona da Saúde tem como missão sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica em Portugal.

O objetivo principal do Projeto Solidário Maratona da Saúde é aprofundar o conhecimento das doenças sem cura e acelerar a descoberta de terapêuticas mais eficazes.
Este ano em destaque: Conhecer o cancro.


Diariamente às 14h50 na Antena1:

  • 6ª feira 22 março: Conceição Dias – caso de vida cancro genético (Ouça no RTPPlay)
A Conceição já desenvolveu dois tipos cancro que se verificaram ser de origem genética. Vários familiares próximos também desenvolveram cancro. O facto de ter realizado testes genéticos permitiu conhecer melhor a sua origem e aconselhar tratamentos preventivos a outros membros da sua família.

  • 5ª feira 21 março: Laura Esteves – Caso de vida cancro do pulmão (Ouça no RTPPlay)
Laura Esteves tem foi diagnosticada em 2017 com um cancro do pulmão em estadio 4 (muito grave). Quando foi detectado já tinha metástases no cérebro e mais tarde no músculo do glúteo, no pescoço e na mama. Os tratamentos de imunoterapia a que foi sujeita estão a ter um efeito muito positivo e o cancro está a regredir totalmente.

O Dr. Emanuel Esteves é médico e presidente do Conselho Executivo da COPPT (Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo).

O Dr. José Dinis é médico oncologista no IPO do Porto. Vai falar sobre ensaios clínicos e como têm trazido muita esperança para vários tipos de cancro.

  • 2ª feira 18 março:  Dra Rita Fior - Medicina personalizada (Ouça no RTPPlay)
Rita Fior é investigadora na área do cancro mas é também um caso de vida com uma história de família para contar. O trabalho de Rita consiste em tentar prever qual o melhor tratamento para cada doente e como cada doente irá reagir a ele.

  • 6ª feira 15 março: Prof. Maria Gomes da Silva – Cancro hematológico (Ouça no RT Play)
A prof. Maria Gomes da Silva é médica hematologista e diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa. Vai falar sobre cancro hematológico.

  • 5ª feira 14 março: Noémia Silveiro - Programa Saúde + SCML (Ouça no RT Play)
Noémia Silveiro é diretora do Programa Saúde + Próxima da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Este Programa visa atuar na prevenção de várias doenças, incluindo o cancro da pele, organizando vários tipos de rastreios à população na área de Lisboa.

  • 4ª feira 13 março: Dra. Gabriela Sousa - cancro da Mama Metastático (Ouça no RT Play)
A Dra. Gabriela Sousa é médica e diretora do serviço de oncologia médica no IPO de Coimbra. Vai falar sobre cancro metastático.

A Dra. Fátima Ferreira é Médica Hematologista do Hospital de São João no Porto e Presidente da ADL – Associação de apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma. Vai falar sobre cuidar de doentes com leucemias e linfomas e sobre a evolução nos tratamentos nesta área.

  • 2ª feira 11 março: Carla Oliveira – Cancro gástrico genético (Ouça no RTP Play)
A Dra. Carla Oliveira lidera um grupo de investigação na área do cancro gástrico genético no I3S (Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto). O seu trabalho tem como objetivo identificar biomarcadores que permitam diagnosticar precocemente e tratar este tipo de cancro.

Tamara Milagre é presidente da Associação EVITA que tem como principal missão informar e consciencializar a sociedade para o risco do cancro hereditário. Entre estes contam-se por exemplo alguns cancros da mama e do ovário.

O Dr. João Maia Silva é médico dermatologista do Centro de Dermatologia do Hospital Cuf Descobertas e Membro da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo. Nesta entrevista vai falar nos principais sinais de alerta e prevenção do cancro da pele.

Numa altura em que tinha sido mãe recentemente Sandra Lucas foi diagnosticada com um cancro da mama metastático. Passados vários anos continua a sorrir e a viver com o cancro e a encará-lo de forma muito positiva.

Sérgio Dias lidera um grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes na área do Cancro. O seu trabalho pretende descobrir os mecanismos que estão envolvidos na relação entre os vasos sanguíneos e o inicio e a progressão do cancro.

  • 6ª feira 1 março: Peter Jordan – Premiado Maratona da Saúde – Cancro do Cólon (Ouça no RTP Play)
O Dr. Peter Jordan ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e a investigação que desenvolve no Instituto Dr. Ricardo Jorge visa perceber a relação entre a inflamação crónica e o desenvolvimento de cancro do cólon.

  • 5ª feira 28 fevereiro: Hugo Sousa – HPV e Cancro do Colo do Útero (Ouça no RTP Play)
O Dr Hugo Sousa é Médico e Investigador do ICVS, em Braga e do IPO do Porto. Vai falar da importância da vacinação contra o HPV para prevenir o cancro do colo do útero.

  • 4ª feira 27 fevereiro: Ana Teresa Maia - Premiada Maratona da Saúde - Cancro da Mama (Ouça no RTP Play)
A Dra. Ana Teresa Maia ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e vai falar como o seu trabalho na Universidade do Algarve, está a contribuir para perceber melhor a origem genética do cancro da mama.

  • 3ª feira 26 fevereiro: Pedro Castelo Branco – Premiado Maratona da Saúde - Cancro da Mama (Ouça no RTP Play)
O Dr. Pedro Castelo Branco ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e vai falar como o seu trabalho na Universidade do Algarve, pode contribuir para encontrar um método não invasivo para deteção do cancro da mama.

  • 2ª feira 25 fevereiro: Sofia Rodrigues – Maratona da Saúde (Ouça no RTP Play)
Sofia Rodrigues é diretora executiva da Maratona da Saúde e vai falar sobre a importância do envolvimento da sociedade civil no financiamento da investigação científica em Portugal e como qualquer pessoa pode participar.

*****

Maratona da Saúde

"A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos com sede no Instituto Gulbenkian de Ciência, cujo lançamento decorreu em novembro de 2013. 
Este projeto solidário, em estreita colaboração com a RTP, é inspirado num formato de muito sucesso noutros países, denominado Telethon (Television Marathon). 
As parcerias que a Maratona da Saúde tem estabelecido ao longo dos anos com várias instituições científicas e de saúde, empresas e associações de doentes têm permitido desenvolver um projeto social inovador que alia o entretenimento à sensibilização e à angariação de fundos, destacando que reside na ciência a esperança de tratamentos mais eficazes e a cura das principais doenças que afetam a humanidade.
À semelhança do que acontece noutros países, onde o formato tipo Telethon já existe há várias décadas, também em Portugal a Maratona da Saúde e a RTP, em colaboração com vários parceiros imprescindíveis, têm construído um caminho de sucesso e contribuído significativamente para o aumento da informação sobre saúde e investigação biomédica na estação pública nacional, derivado dos conteúdos já produzidos nas 4 edições anteriores nas áreas do Cancro, Diabetes, Doenças Neurodegenerativas e Doenças Cardiovasculares.
Destacamos deste trabalho as mais de 70 rubricas em programas daytime da RTP1 e RTP Internacional, as mais de 80 rubricas na rádio (Antena 1, 2 e 3) e os 4 espetáculos solidários emitidos em direto, durante várias horas consecutivas, nos canais da RTP (maratonas televisivas solidárias). Até à data participaram mais de 100 médicos, investigadores e outros profissionais de saúde, e cerca de 30 casos de vida, que sensibilizaram e promoveram o aumento do conhecimento sobre os vários temas abordados.
Ao longo dos primeiros 4 anos da Maratona da Saúde foram angariados pela sociedade civil acima de 350 mil euros, através dos espetáculos solidários anuais na RTP, eventos solidários e apoios de empresas. Esta verba está a permitir cumprir a missão da Maratona da Saúde, incluindo o financiamento do trabalho de 12 cientistas nestas áreas, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica."


Fonte: Maratona da Saúde (Facebook)