Ouvir
Encontros Imediatos
Em Direto
Encontros Imediatos Um programa de João Gobern e Margarida Pinto Correia

Os Dias da Rádio

Maria João Fura no "Viva a Música"

|

Maria João Fura no Viva a Música

Viva a Música é o espaço privilegiado para dar a conhecer músicos e autores que, com o seu trabalho, enriquecem o nosso Cancioneiro.
É assim também a Antena 1, é assim o Palco da Rádio onde Armando Carvalhêda recebeu, na passada 5ª feira,  Maria João Fura.
 



A música e o tocar de instrumentos fizeram parte da sua vida desde criança e adolescente. Frequenta o curso de instrumentista de violoncelo na Escola Profissional de Évora, na mesma altura em que estuda Engenharia Agrícola. Em paralelo, estuda guitarra clássica no Conservatório Regional de Évora e participa em vários projetos.
Exerce como professora de Educação Musical e licencia-se em Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tira a Pós Graduação em Pedagogia Musical.
Compõe canções para as peças de teatro Dentro de mim Acontece… de Mário Fedelee Tanixumá, a partir de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto – inserida nas comemorações dos 500 anos do seu nascimento. Um destes temas foi usado para o spot publicitário de divulgação na RTP e Antena 2.
Em 2012 desenvolve um intenso trabalho de composição a nível de letra, música e arranjos, tendo composto mais de 20 canções em dois meses. Desde então, a cantautora tem vindo a desenvolver o seu projeto musical, apresentando-se a solo acompanhada pela sua guitarra ou em quinteto com músicos oriundos de variadas correntes musicais.
A singularidade dos seus temas suscitam reconhecimento no meio musical tendo sido nomeada para os prémios Zeca Afonso e Ary dos Santos em 2015. Os seus diversos concertos em salas e Festivais têm tido uma excelente recetividade do público, tendo contado com a participação de músicos de relevo como Afonso Pais e Jorge Palma.


*****

Próximos programas:

  • Dia 17 de Maio - Rao Kyao
  • Dia 24 de Maio - Janita salomé

VIVA A MÚSICA, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua.


Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo. O programa desenrola-se no Estudio 3 da RTP, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda. Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.

5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)

Facebook
Para ouvir esta e outras edições do Viva a Música
Para ouvir em direto