Ouvir
Noite - Antena 1
Em Direto
Noite - Antena 1 Jorge Afonso

Os Dias da Rádio

Mário Moniz Pereira (1921 -2016)

|

Mário Moniz Pereira (1921 -2016)

Domingo, dia 31 de julho, faleceu o "senhor atletismo", figura de referência do atletismo nacional e do Sporting Clube de Portugal.

Mário Moniz Pereira

"Com 10 anos de idade, já o pequeno Mário organizava os Campeonatos de Atletismo do Quintal, nas traseiras do prédio, onde competia em várias provas com irmãos, primos e amigos. Foi praticante de Andebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Voleibol e Atletismo.
Mas foi no Atletismo que mais se destacou, como um verdadeiro Fazedor de Campeões que projetaram Portugal no desporto mundial e que teve o seu apogeu com Fernando Mamede e, sobretudo, com Carlos Lopes, que ganhou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, nos jogos de Atalanta em 1984. Mas a história da vida de Mário Moniz Pereira, não se limita ao desporto.
A música foi uma paixão tardia, que descobriu que sentado ao piano, era capaz de reproduzir qualquer música que acabasse de ouvir.
E foi sobretudo no fado que o seu talento de compositor mais se fez ouvir, tendo sido consagrado com o fado Valeu a Pena, que Maria da Fé celebrizou.
Compôs até hoje mais de 100 temas de sucesso, entre fados e música ligeira, assim como algumas letras, que têm sido interpretadas por alguns dos nomes mais significativos do panorama musical português, como Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, João Braga, Maria da Fé, Rodrigo, Carlos do Carmo, Tony de Matos, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, ou Camané."

Multimédia: