Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1 Paulo Rocha / Rui Santos

Os Dias da Rádio

MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa

De 8 a 18 de Março

|

MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa

O ano da maioridade da Monstra é assinalado no Cinemax com um programa especial de três curtas-metragens que refletem apostas da programação do Festival de animação de Lisboa.
A Estónia é o país convidado no ano em que celebra um século de existência. A Monstra organiza uma retrospetiva que será marcada por grandes obras e grandes mestres como Kaspar Jancis, Priit Tender, Chintis Ludgren, Rao Heidmets ou Priit Parn, este ultimo autor da ilustração do cartaz da edição 2018. 

A curta-metragem "Body Memories", de Ülo Pikov, prémio de melhor curta na competição internacional da Monstra em 2012, será exibida no Cinemax no dia 28 de Fevereiro  (RTP2, 00h00)


A Monstra assinala também o centenário da animação brasileira com um programa especial. O Cinemax exibe a curta "Projeto do Meu Pai" de Rosária Moreira no dia 1 de Março  (RTP2, 00h00). 



Na competição portuguesa surgem 12 filmes candidatos ao prémio Sociedade Portuguesa de Sutores - Vasco Granja, o que representa uma participação recorde. A curta-metragem "A Tocadora" de Joana Imaginário, será exibida neste micro programa televisivo no dia 8 de Março (RTP2, 00h00).


********************
A MONSTRA 2018



A MONSTRA I Festival de Animação de Lisboa regressa de 8 a 18 de março para celebrar os seus 18 anos. Nesta edição, o festival irá prestar homenagem ao cinema de animação da Estónia, exibindo cerca de 140 filmes deste país, entre filmes históricos, contemporâneos, retrospetivas de realizadores, como Priit Pärn, Priit Tender, Kaspar Jancis, Ülo Pikkov ou Rao Heidmets, longas-metragens e filmes para pais e filhos. A Estónia, que em 2018 comemora 100 anos de independência do Império Russo, foi o primeiro país europeu a fazer filmes em estereoscopia e, por esse motivo, a MONSTRA programa uma sessão de curtas estereoscópicas e a longa “Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor”, de Mait Laas.

Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes: “The Breadwinner”, filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; “Have a Nice Day”, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; “Ethel & Ernest”, do britânico Roger Mainwood; “Cinderella The Cat”, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; “Rabbit Schoole” do alemão Ute von Münchow-Pohl; “The Oddsockeaters”, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e “A Silent Voice”, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.

A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.

Como é habitual, a MONSTRA conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.