Ouvir
Fala com Ela
Em Direto
Fala com Ela Inês Meneses

Os Dias da Rádio

O Verão da Antena 1 é para viver e degustar

Conheça a grelha de verão da rádio que liga Portugal.

|

O Verão da Antena 1 é para viver e degustar

O verão chegou à Antena 1 e trouxe consigo novos motivos a escutar. É a estação do ano preferida da maioria e não há quem resista ao areal da praia, aos mergulhos a horas tardias, às leituras e até às bolas de Berlim. Tudo isto cabe na grelha de verão da rádio pública, que saiu do estúdio para estar mais próxima dos seus ouvintes.

"Este verão a Antena 1 leva a todos uma série de novos programas expressamente pensados para os meses quentes, valorizando ora a música ora as vivências e as memórias, sem esquecer os sabores", afirma Nuno Galopim, diretor da Antena 1.

As tardes de domingo na Antena 1 são agora ao ar livre e à beira mar com a “Maré Alta”. Com Susana Bento Ramos, Herberto Quaresma e Pedro Miguel Ribeiro visitamos a partir das 15h00 as praias portuguesas, escutando as histórias de quem nelas faz férias num programa onde a festa se faz ao som de boas conversas e da melhor música.

Mas de manhã temos também novidades. Depois das 11h00, escutamos canções de estalar o dedo e de bater o pé numa viagem aos “Verões Passados“. Rui Santos traz-nos as canções boas, as más e as assim-assim, para mais uma oportunidade de reclassificação ou simplesmente de ouvir.

Ao final da manhã de sábado, depois das notícias do meio-dia, iremos reunir-nos à mesa com Edgar Canelas. Semanalmente viajamos de norte a sul do país para provar, através das palavras, as mais ricas criações culinárias portuguesas. “Sabor a Canelas” leva-nos pelas histórias de vida de quem sabe destas artes.

Calor e férias combinam também com livros. Nas noites de quinta-feira, depois das 23h00, escute na Antena 1 as melhores sugestões de leitura com Fernanda Almeida. Em “Viagens com Livros” descobrimos na primeira pessoa os percursos literários criativos dos escritores portugueses e as suas preferências na literatura de viagens.

E porque verão é sinónimo de música, a Antena 1 apresenta nas noites de segunda e terça-feira, depois das 23h00, concertos imperdíveis. São dois dias de grandes espetáculos com produção de Ana Sofia Carvalheda, destacando-se artistas como Simone de Oliveira (dia 8), Rita Redshoes (dia 16), José Cid (dia 23) e Lena d'Água (dia 30).

Regressam igualmente os festivais de verão à rádio. Depois do Festival MED e do Festival Músicas do Mundo é a vez dos “Bons Sons” invadirem a Antena 1 com emissões especiais entre os dias 12 e 15 de agosto conduzidas por Herberto Quaresma, a que se juntam Álvaro Costa e Nuno Galopim.

Destaque ainda para as rubricas de verão apresentadas de segunda a sexta-feira, ao longo do dia, na Antena 1. Se está “Mortinho por Sair de Casa“, o jornalista Rui Alves de Sousa tem a solução: diariamente, depois das 10h00, apresenta-nos sugestões de espetáculos e de outras atividades culturais. Seguem-se os “Mistérios da Voz” a partir das 16h20 com Helena Matos que nos guia pelos significados e emoções da fala humana. Depois das 17h00, Pedro Costa surpreende-nos em “Canções com História” que, tal como o nome sugere, mostram-nos o outro lado da música.

Estes são motivos para estarmos sempre ligados na Antena 1 este verão, a rádio que liga Portugal.