Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1

Os Dias da Rádio

Sopa de Pedra no "Viva a Música"

Dia 11 de Abril

|

Sopa de Pedra no Viva a Música

Foi com vozes "à capella" que o Palco da Rádio se encheu e iluminou na passada 5ª feira.
É que Armando Carvalhêda convidou o grupo vocal feminino Sopa de Pedra a vir ao Viva a Música apresentar o seu disco "Ao longe já se ouvia".
E ali, bem perto de nós, ouviram-se as suas vozes.




"SOPA DE PEDRA é um grupo de investigaçao musical composto por 10 mulheres que, juntas desde pequenas, criam e interpretam à capella arranjos orginiais da música popular portuguesa.
Na música tradicional atraiu-as o propósito intrínseco de juntar as gentes e falar sobre a vida de um povo e por meio de harmonizações e arranjos polifónicos exploram a sua riqueza remetendo-a para o contexto da música do mundo actual.
O reportório inclui sobretudo música de transmissão oral das várias regiões portuguesas, estendendo-se dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao Cante alentejano, passando também pelo reportório de cantautores como Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio ou grupos como Almanaque e GAC. Há também nele lugar para músicas tradicionais de outros países ou temas originais.
Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa numa base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar - à qual se misturam novas vozes, compondo uma harmonia viva que de cada vez que se canta, ou a ela alguém se junta, se reinventa."



Próximas emissões:
  • 18 Abril - Danças Ocultas

*****
Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo. O programa desenrola-se no Estudio 3 da RTP, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda. Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.

5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)

Facebook
Para ouvir esta e outras edições do Viva a Música