Ouvir
Viva a Música
Em Direto
Viva a Música Joaquim Lourenço

Os Dias da Rádio

Trigo Limpo teatro ACERT - Digressão a Lisboa!

Apoio Antena 1!

|

Trigo Limpo teatro ACERT - Digressão a Lisboa!
A apresentação do livro ACERT XL - O fio , a trama e a urdidura, da autoria de João Luís Oliva, acontece também no âmbito da digressão a Lisboa do Trigo Limpo teatro ACERT.
No mês de março, em várias salas da cidade, o grupo de Tondela apresentará 3 das suas criações artísticas, encerrando em Maio a digressão no Teatro da Comuna.
As palavras do autor do livro, noutro momento, podem traduzir os múltiplos sentidos de uma viagem artística e comunitária, sempre realizada por partilhas sem fronteiras: “Numa alma que percorre geografias do sentir e do pensar, a ACERT tem sido Portugal estrangeiro, planalto beirão mesmo ao pé de África, distrito de Viseu atlântico e sul-americano, Tondela centro-europeia.”
E é assim, com a naturalidade de quem viaja numa rotunda multidirecional, que a ACERT tem Lisboa como rota sem portagens, tal como faz com os percursos que a fazem aparcar também em outras localidades com populações reduzidas, mas generosas, em lugares improváveis, mas de hospitalidade memorável. Enfim, em lugares de partilha imprescindíveis a uma aprendizagem e inovação permanentes.
 A Barraca, a Fundação José Saramago, a Escola de Mulheres, o Teatro Meridional, a Livraria Ferin, o Teatro da Comuna são algumas das muitas “casas” da ACERT em Lisboa. Da mesma forma que Tondela é morada para os grupos e artistas que têm na ACERT uma plataforma giratória de afectos.
Os 4 espetáculos têm itinerários principais definidos pelos seus autores: Gonçalo M. Tavares, José Saramago, Vergílio Ferreira e outros escritores de língua portuguesa. A viagem não tem sentido único nem velocidade recomendada, mas posto de abastecimento artístico e via reserva- da a veículos coletivos de passageiros.
Um tributo ao público, aos grupos artísticos e a todos quantos, em Lisboa, têm Tondela e a ACERT como placa giratória de afetos culturais e, no Interior de Portugal, itinerários que dignificam com identidade o panorama das artes nacionais.



ACERT XL – O fio, a trama e a urdidura
  • APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE JOÃO LUÍS OLIVA, POR RUI VIEIRA NERY
  • 10 de março, 18:30h na Fundação José Saramago

(No âmbito da digressão a Lisboa do Trigo Limpo teatro ACERT)
Um livro com a chancela da editora Afrontamento em que, como assinala o autor na introdução, «se assinalam 40 anos do percurso da ACERT e da companhia de teatro, inicialmente grupo amador, que lhe deu origem — o Trigo Limpo —, afinal peças do grande tear em que se vai fabricando o colorido pano de fundo de um palco em que todos actuamos, vivendo. Mas também onde se regista e comenta o papel e significado da sua interacção com a teia cultural e social (sempre também política) que envolve espaços e tempos em que se manifesta: o local e o universal, o ontem e o hoje.»
Esta apresentação conta com a honrosa parceria da Fundação José Saramago.