Ouvir
Rosa dos Ventos
Em Direto
Rosa dos Ventos

Os Dias da Rádio

Vou Ali e já Venho (Julho 18)

|

Vou Ali e já Venho (Julho 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.
Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto

Dia 27 - Roteiro Renascer – Ana Mendes Godinho sugere roteiro num troco da EN2

O Roteiro Renascer nos concelhos mais fustigados pelos incêndios do ano passado é uma sugestão de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. O percurso sugerido é um troço da Estrada Nacional nº2.

 



 

Dia 26 - Pescador da Graciosa

Vamos à pesca na Graciosa na companhia de Manuel da Estrela o mestre do Magda Benjamim.

 



 

Dia 25 - Museu do Rio Guadiana

O rio e o Museu do Rio estão lado a lado. É a simbiose do Guadiana com os povos e a cultura desta zona da península Ibérica há vários séculos.

 



 

Dia 24 - Costa Nova

A arte dos pescadores não é apenas no mar. É também em terra e o colorido de muitas casas na Costa Nova deve-se à inspiração dos pescadores. São os palheiros que se transformam numa marginal colorida.

 



 

Dia 23 - Museu Marítimo de Ilhavo

É um mar de encantos. O fascínio do oceano e o heroísmo dos pescadores de bacalhau no Atlântico Norte na pesca à linha e em pequenos botes estão representados em detalhe no Museu Marítimo de Ílhavo.

 



 



Dia 20 - Roteiro Renascer – Álvaro Amaro sugere roteiro na Serra da Estrela

O Roteiro Renascer nos concelhos mais fustigados pelos incêndios do ano passado é hoje da autoria de Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda e promotor do Movimento pelo Interior. A sugestão é um passeio na Serra da Estrela.

 


 

Dia 19 - Buçaco

A riqueza natural e o património edificado tornam o Buçaco único. O legado dos monges carmelitas descalços é a base da candidatura da Mata Nacional do Buçaco a Património Mundial da Humanidade pela Unesco.

 




Dia 18 - Pulo do Lobo

O Pulo do Lobo continua selvagem depois de ter deixado de ser um segredo bem guardado. Já entra nos roteiros turísticos mas continua agreste, arrepiante e indomável.

 



 

Dia 17 - Fajã dos Vimes

Na ilha de S. Jorge só em lugares muito próximos do oceano existem zonas planas, um pouco acima do nível do mar. São as fajãs, estão classificadas pela Unesco como Reserva da Biosfera e uma das que melhor ilustra o dia a dia destes lugares é a Fajã dos Vimes.

 



 

Dia 16 - Serra do Cume

É uma das paisagens mais belas dos Açores e indiscutivelmente da ilha Terceira. A vista do alto da Serra do Cume é uma surpresa para muitos visitantes devido à “manta de retalhos”.





  

Dia 13 - Roteiro Renascer no concelho de Ferreira do Zêzere– Hélio Antunes

O Roteiro Renascer nos concelhos mais fustigados pelos incêndios do ano passado é hoje da autoria de Hélio Antunes, vereador de Cultura e Turismo de Ferreira do Zêzere. O rio está no centro do percurso que percorre ainda bonitas aldeias como Dornes.

 



 

Dia 12 - Penedo Furado

Penedo Furado é um dos lugares mais conhecidos do concelho de Vila de Rei devido à praia fluvial. Em particular na canícula do Verão. A corrente da Ribeira do Codes refresca o ambiente e funciona como um oásis.

 



 

Dia 11 - Capela de S. Pedro de Castro

Há um concilio dos deuses na Capela de S. Pedro de Castro. É no alto de um monte junto ao rio Zêzere, num lugar isolado e os deuses souberam escolher porque é num ambiente de grande harmonia.

 



 

Dia 10 - Janeiro de Baixo

O Zêzere num dos seus meandros abraça Janeiro de Baixo. O rio pode ser visto do alto da aldeia, próximo da igreja. Janeiro de Baixo faz parte da rede das Aldeias de Xisto e há várias casas recuperadas, em particular no largo onde fica o miradouro.

 



 

Dia 09 - Janeiro de Cima

Janeiro de Cima é um tesouro que brilha com o ocre do xisto. Ruas estreitas com pedra escura e inúmeras casas de xisto que foram restauradas transformam a aldeia numa jóia do património das serras que acompanham o Zêzere





 


Dia 6 - Roteiro Renascer – Maria Calado

O Roteiro Renascer de hoje é uma sugestão de Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura. A visita passa pelos concelhos de Mangualde e Nelas.




 

Dia 5 - Monfortinho

Monfortinho é conhecida pelas termas mas para os espanhóis é pelo bacalao. É assim que eles dizem quando vão aos restaurantes de Monfortinho.



 


Dia 4 - Salvaterra do Extremo

Salvaterra do Extremo teve uma fortificação que se confrontava em linha de vista com o castelo de Penhafiel que está no monte do lado espanhol. Hoje a principal relação é com Zarza de la Mayor.



 


Dia 3 - Museu do Contrabando

O vale do Guadiana foi fértil para o contrabando. A pobreza e a guerra civil em Espanha foram um forte impulso. Em Santana de Cambas existe o Museu do Contrabando.



 


Dia 2 - Alcoutim

Os castelos de Alcoutim e de Sanlúcar confrontam-se na linha de vista e no passado estiveram mesmo em guerra. Hoje é o contrário. São postais ilustrados para seduzir visitantes.