Ouvir
Noite - Antena 1
Em Direto
Noite - Antena 1

Os Dias da Rádio

Vou Ali e Já Venho (Maio 18)

|

Vou Ali e Já Venho (Maio 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas.
Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar.
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.
Março | Abril Maio

Dia 25 - Roteiro Renascer na Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha é única na Beira com as vilas e aldeias viradas para o sol quase todo o dia. A serra está a renascer dos incêndios. Já se percorrem trilhos e as cerejas estão a chegar.



Dia 24 - Rua Direita de Chaves

Além das poucas lojas de comercio tradicional, a Rua Direita de Chaves tem ainda o encanto das varandas dos prédios. São todas trabalhadas em pormenor

 




Dia 23 - Rua Direita de Portalegre

Em Portalegre dividiram a Rua Direita em três mas todos continuam a chamá-la pelo antigo nome. É uma rua muito bonita, vizinha de museus e de outros lugares de interesse e calcorreada por visitantes.

 


  

Dia 22 - Rua Direita de Vila Real

Em Vila Real a rua Direita na verdade é a Roque da Silveira. As pessoas passavam por aqui para a paragem dos transportes públicos, era a que ficava mais perto e ficou com o nome de Rua Direita.


 



Dia 21 - Rua Direita de Viseu

A loja Nandita fica no nº12 da Rua Direita de Viseu. É uma das poucas lojas tradicionais e tem mais de 60 anos. Na entrada o visitante é convidado a “por aqui o seu pezinho”.

 


Dia 18 - Roteiro Renascer no Pinhal de Leiria

O Roteiro Renascer de hoje é no Pinhal de Leiria. A sugestão é de Guilherme d'Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural.


Dia 17 - Bodo do Espírito Santo

No próximo fim de semana realiza-se nos Açores o primeiro bodo do Espírito Santo. É uma festa marcante da cultura açoriana e está espalhada pelos caminhos da emigração.Tróia.

 




Dia 16 - Senhora da Póvoa

A romaria da Senhora da Póvoa que se realiza no próximo fim de semana é uma das maiores da Beira Baixa e é uma das marcas da cultura raiana, a par da Senhora do Almortão..

 

 


 

Dia 15 - Caminho de Santiago

Está a começar a época que junta mais pessoas no Caminho Português para Santiago. No ano passado foram 59 mil os peregrinos registados que fizeram este caminho.


 



Dia 14 - Malaposta

Há 160 anos a ligação entre Lisboa e Porto era feita pela mala-posta e demorava cerca de 34h. O serviço terminou em 1871 devido à concorrência do comboio..

 




Dia 11 - Roteiro Renascer: Carlos Carvalhas

O Roteiro Renascer é em São Pedro do Sul. A sugestão é de Carlos Carvalhas que propõe um percurso muito variado e saboroso no concelho onde nasceu.

 
 




Dia 10 - Castelo de Palmela

O Castelo de Palmela é um dos melhores miradouros entre os rios Tejo e Sado. Está 240 metros acima do nível do mar e em dias limpos vê-se Sintra e do outro lado é com facilidade que se observa Sesimbra e Tróia.

 



Dia 09 - Museu do Caramulo

Um dos melhores exemplos da generosidade humana está no Caramulo e é caso único em todo o mundo. É no Museu do Caramulo em que todas as obras de arte foram oferecidas.

 

 


 

Dia 08 - Fabrica do Gelo

Os reis há dois séculos socorriam-se do neveiro mor que guardava o gelo no café Martinho da Arcada, em Lisboa. Parte do gelo vinha da Real Fábrica na Serra de Montejunto.


 



Dia 07 - Neveiros

Antes do frigorifico já era possível comer um gelados em Lisboa. Uma das possibilidades era através do trabalho dos neveiros, que faziam o gelo em poços no alto da serra da Lousã.