Ouvir
Noite - Antena 1
Em Direto
Noite - Antena 1

Os Dias da Rádio

Vou Ali e Já Venho (Março 18)

|

Vou Ali e Já Venho (Março 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas.

Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar.
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.
Março|Abril

 
SEMANA DE 26 A 30 DE MARÇO 2018

Dia 30 - Roteiro Renascer: Vouzela

Vouzela diz que é o Coração do Centro. Fica na região de Lafões e é a sugestão para este fim de semana.

  

  

Dia 29 - Igeja Mosteiro de Castro de Avelã

A Igreja de Castro de Avelãs aproveita parte de um mosteiro com estilo românico mudéjar e é exemplar único em Portugal.





Dia 28 - Duas sés em Coimbra

Coimbra é a única cidade portuguesa com duas sés. Também não há muitas em todo o mundo. Não foi por graça divina nem pressão de Roma. Foi decisão do Marquês de Pombal.


  

   

Dia 27 - Basílica do Outeiro

O Outeiro é a única aldeia em Portugal que tem uma Basílica. É também das poucas que tem uma igreja com um campanário todo em xisto.
  





Dia 26 - Capela Jazigo da Varziela

Varziela tem um jazigo que é também capela onde existe a lenda do casamento entre D. Inês de Castro e D. Pedro e muita gente continua a querer casar no mesmo lugar.


   
 


 
SEMANA DE 19 A 23 DE MARÇO 2018

Dia 23 - Roteiro Renascer de Marcelo Rebelo de Sousa 

Marcelo Rebelo de Sousa sugere um passeio de fim de semana com uma volta pela Região Centro, com paragens em aldeias históricas e de xisto.






Dia 22 - Covento de Varatojo

O Convento do Varatojo tem uma dezena de franciscanos e pode-se visitar a igreja e os claustros. No alto da serra há uma vista enorme com moinhos ao lado.



 


Dia 21 - Convento de Balsamão 

Dormir no Convento de Balsamão é uma experiência única. Devido ao contato direto com a comunidade religiosa e ao património cultural, relogioso e paisagístico.






Dia 20 -
Mosteiro de Lorvão

Túmulos em prata de duas netas de D. Afonso Henriques são alguns dos tesouros do Mosteiro de Lorvão, um mosteiro de monjas da alta nobreza.






Dia 19 - Convento Santa Maria de Aguiar

Para os estudiosos “é talvez a mais pura e bem conservada das igrejas da Ordem de Cister em Portugal” e uma das mais relevantes em toda a Europa.



  


SEMANA DE 12 A 16 DE MARÇO 2018

Dia 16 - Gouveia – Roteiro Renascer

Várias iniciativas no concelho de Gouveia estão a renascer a encosta ocidental da Serra da Estrela que tem muitos locais de interesse. Folgosinho, Melo e Gouveia são algumas das sugestões para uma visita.

  
 

Dia 15 - Grutas de Santo António

As Grutas de Santo António são resultado de brincadeira e de alguém muito criativo. São um desvario de imaginação através das formações calcárias.

 


 


 
Dia 14 - Grutas de Alvados

Nas grutas de Alvalados descobrimos ao longo de um percurso de meio quilómetro pequenas salas repletas de formações calcárias, douradas e rendilhadas

 



 

Dia 13 -
Grutas da Moeda

Uns gostam mais do Bolo de Noiva, outros preferem o Presépio ou a Cascata. São nomes de várias salas das Grutas da Moeda inspirados na arquitectura e nas formações calcárias.
 

    
Dia 12 - Grutas de Mira Daire

As grutas de Mira Daire são as maiores de Portugal e fazem parte da lista das 7 maravilhas naturais. Têm a fama e, talvez, o proveito seja merecido.
 



 

SEMANA DE 05 A 09 DE MARÇO 2018

Dia 09 - Pedrogão Grande – Roteiro Renascer

A primeira sugestão para o “Roteiro Renascer” é o concelho de Pedrógão Grande. Sugestões de caminhadas ao longo do Zêzere, a ponte Filipina, as praias fluviais e a aldeia de xisto do Mosteiro.

 



 


Dia 08 - Trancoso

Em Trancoso vive-se agora a beleza das amendoeiras em flor. Mas o tema vai ser desviado para a lenda do Padre Costa que teve 299 filhos de 53 mulheres.

 



 


Dia 07 - Marialva

Marialva é uma das mais bonitas Aldeias Históricas. Fica no concelho de Mêda e está inserida numa região com muitas amendoeiras que agora estão em flor.

 



 

Dia 06 - Castelo Rodrigo

As amendoeiras em flor pintam de branco e rosa o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em particular Barca d’Dalva e fazem uma moldura colorida da muralha de Castelo Rodrigo.
 


    
Dia 05 - Foz Côa

As amendoeiras em flor dão um grande colorido ao concelho de Vila Nova de Foz Côa que tem mais de mil amendoeiras. São paisagens de encantar em particular nos vales do Douro e do Côa.