Ouvir
Tarde Desportiva
Em Direto
Tarde Desportiva

Os Dias da Rádio

Vou Ali e Já Venho (Março 18)

|

Vou Ali e Já Venho (Março 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.

Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto | Setembro |Outubro | Novembro | Dezembro


 
SEMANA DE 26 A 30 DE MARÇO 2018

Dia 30 - Roteiro Renascer: Vouzela

Vouzela diz que é o Coração do Centro. Fica na região de Lafões e é a sugestão para este fim de semana.

  

  

Dia 29 - Igeja Mosteiro de Castro de Avelã

A Igreja de Castro de Avelãs aproveita parte de um mosteiro com estilo românico mudéjar e é exemplar único em Portugal.





Dia 28 - Duas sés em Coimbra

Coimbra é a única cidade portuguesa com duas sés. Também não há muitas em todo o mundo. Não foi por graça divina nem pressão de Roma. Foi decisão do Marquês de Pombal.


  

   

Dia 27 - Basílica do Outeiro

O Outeiro é a única aldeia em Portugal que tem uma Basílica. É também das poucas que tem uma igreja com um campanário todo em xisto.
  





Dia 26 - Capela Jazigo da Varziela

Varziela tem um jazigo que é também capela onde existe a lenda do casamento entre D. Inês de Castro e D. Pedro e muita gente continua a querer casar no mesmo lugar.


   
 


 
SEMANA DE 19 A 23 DE MARÇO 2018

Dia 23 - Roteiro Renascer de Marcelo Rebelo de Sousa 

Marcelo Rebelo de Sousa sugere um passeio de fim de semana com uma volta pela Região Centro, com paragens em aldeias históricas e de xisto.






Dia 22 - Covento de Varatojo

O Convento do Varatojo tem uma dezena de franciscanos e pode-se visitar a igreja e os claustros. No alto da serra há uma vista enorme com moinhos ao lado.



 


Dia 21 - Convento de Balsamão 

Dormir no Convento de Balsamão é uma experiência única. Devido ao contato direto com a comunidade religiosa e ao património cultural, relogioso e paisagístico.






Dia 20 -
Mosteiro de Lorvão

Túmulos em prata de duas netas de D. Afonso Henriques são alguns dos tesouros do Mosteiro de Lorvão, um mosteiro de monjas da alta nobreza.






Dia 19 - Convento Santa Maria de Aguiar

Para os estudiosos “é talvez a mais pura e bem conservada das igrejas da Ordem de Cister em Portugal” e uma das mais relevantes em toda a Europa.



  


SEMANA DE 12 A 16 DE MARÇO 2018

Dia 16 - Gouveia – Roteiro Renascer

Várias iniciativas no concelho de Gouveia estão a renascer a encosta ocidental da Serra da Estrela que tem muitos locais de interesse. Folgosinho, Melo e Gouveia são algumas das sugestões para uma visita.

  
 

Dia 15 - Grutas de Santo António

As Grutas de Santo António são resultado de brincadeira e de alguém muito criativo. São um desvario de imaginação através das formações calcárias.

 


 


 
Dia 14 - Grutas de Alvados

Nas grutas de Alvalados descobrimos ao longo de um percurso de meio quilómetro pequenas salas repletas de formações calcárias, douradas e rendilhadas

 



 

Dia 13 -
Grutas da Moeda

Uns gostam mais do Bolo de Noiva, outros preferem o Presépio ou a Cascata. São nomes de várias salas das Grutas da Moeda inspirados na arquitectura e nas formações calcárias.
 

    
Dia 12 - Grutas de Mira Daire

As grutas de Mira Daire são as maiores de Portugal e fazem parte da lista das 7 maravilhas naturais. Têm a fama e, talvez, o proveito seja merecido.
 



 

SEMANA DE 05 A 09 DE MARÇO 2018

Dia 09 - Pedrogão Grande – Roteiro Renascer

A primeira sugestão para o “Roteiro Renascer” é o concelho de Pedrógão Grande. Sugestões de caminhadas ao longo do Zêzere, a ponte Filipina, as praias fluviais e a aldeia de xisto do Mosteiro.

 



 


Dia 08 - Trancoso

Em Trancoso vive-se agora a beleza das amendoeiras em flor. Mas o tema vai ser desviado para a lenda do Padre Costa que teve 299 filhos de 53 mulheres.

 



 


Dia 07 - Marialva

Marialva é uma das mais bonitas Aldeias Históricas. Fica no concelho de Mêda e está inserida numa região com muitas amendoeiras que agora estão em flor.

 



 

Dia 06 - Castelo Rodrigo

As amendoeiras em flor pintam de branco e rosa o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em particular Barca d’Dalva e fazem uma moldura colorida da muralha de Castelo Rodrigo.