Ouvir
Programa da Manhã
Em Direto
Programa da Manhã Com José Carlos Trindade

Os Dias da Rádio

Vou Ali e já Venho (Novembro 18)

|

Vou Ali e já Venho (Novembro 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.

Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto | Setembro |Outubro | Novembro | Dezembro


Dia 30 - Reserva da Faia Brava

A Reserva Faia Brava foi a primeira Área Protegida Privada a ser classificada pelo ICNF. Começou para tentar preservar um casal de águias Bonelli.
 








Dia 29 - Museu Ibérico da Máscara

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança é o palco de uma cultura única desta região de Trás os Montes com o riso e a critica social a vestirem-se de cor e a serem reveladas pelas máscaras

 


 

Dia 28 - Madeiro de Penamacor

Os de Penamacor dizem que é o maior madeiro de Portugal. Sentem orgulho e até estão a preparar uma candidatura a património imaterial da humanidade junto da UNESCO
 



   



Dia 27 - Ah! que se chá! em Tinalhas

É desconhecida a origem do Ah! que se chá! em Tinalhas. Realiza-se sempre na véspera do dia de Reis e não se sabe quando e como termina.

 





Dia 26 - Santa Bebiana em Paul

Este Sábado vai haver uma procissão em Paul com um pipo num andor e em honra de Santa Bebiana que a tradição popular assinala como a “santa dos bêbados”.

   

Dia 23 - Florbela Espanca

“É amar-te, assim, perdidamente...” é também a paixão de Vila Viçosa por Florbela Espanca. A poetisa nasceu aqui em 8 de Dezembro de 1894.

 





Dia 22 - Gouveia aldeia em verso

As boas vindas são dadas em verso e conforme se vai caminhando pela aldeia de Gouveia do concelho de Sintra vamos descobrindo pessoas e lugares através de versos colocados nas paredes e muros.

 


 

Dia 21 - Passeio dos Poetas em Santa Cruz

Kazuo Dan ficava fascinado com o sol poente. João de Barros disse que a praia de Santa Cruz era um dos mais “fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo.

 



 


Dia 20 - Poesia na rua Praia da Vitória

Na cidade da Praia da Vitória anda-se na rua a ler poesia. A maior parte das pessoas vai descobrindo passo a passo os 33 painéis de azulejos com excertos de poemas

 





Dia 19 - Poeta Cavador

O Poeta Cavador era analfabeto mas compôs versos muito elogiados e era muito popular na região da Bairrada.

 


Dia 16 - Castelo Melhor

Castelo Melhor é um bom exemplo da Ibéria. Haverá poucas povoações em Portugal onde a entrada se faz por um largo em que se homenageia um rei leonês.

 





Dia 15 - Castelo de Ourém

O castelo de Ourém é um dos mais interessantes de Portugal. Devido à sua beleza e também pelas histórias que preserva. Está classificado como Monumento Nacional.

 


 

Dia 14 - Castelo de Chaves

Chaves tem vários motivos de interesse e há um que se destaca: a torre de menagem do castelo que funciona como Museu Militar. É também um excelente miradouro da cidade.

 



 


Dia 13 - Mértola – centro histórico

Mértola é um museu a céu aberto que revela a sua história de porto comercial por várias civilizações.

 



 


Dia 12 - Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é cidade património mundial. Foi a primeira em Portugal a ter esta distinção da Unesco e representa toda a história dos Descobrimentos.

 


Dia 9 - Ruínas Montinho das Laranjeiras

Os romanos tinham bom gosto. Construíram uma Villa mesmo ao lado do rio Guadiana com uma bela vista e num sitio agradável para viver.

 



Dia 8 - Vila Romana do Rabaçal

O Rabaçal é afamado pelo queijo mas agora está também a ganhar notoriedade com a permanente descoberta da vila romana.

 


 

Dia 7 - Centum Cellas

A torre de Centum Cellas é tão bela como enigmática. Os seus 12 metros de altura, toda de pedra e com enormes aberturas nas quatro paredes fazem dela uma construção única na Península Ibérica.

 



 


Dia 6 - Casa da Torre de Caria

A Casa da Torre de Caria tem toda a história da região dos últimos dois milénios. O próprio edifício revela o poder de várias instituições desde o tempo dos romanos até aos dias de hoje.

 



 


Dia 5 - Freixo de Numão

Freixo de Numão é uma vila cheia de história e com belas paisagens e sítios arqueológicos como é o caso de Prazo. O ponto de partida para a descoberta é o Museu da Casa Grande.

 


Dia 02 - Colchas de S.Jorge

S. Jorge é conhecida como a ilha da tecelagem e as colchas de ponto alto são as mais afamadas. Estão espalhadas por todos os continentes, seguiram a diáspora açoriana e algumas têm mais de um século.

 



 


Dia 01 - Tecelagem de Mértola

A Oficina de Tecelagem de Mértola é um bom lugar para se ver uma parte importante do ciclo da lã. Além de serem feitas as tradicionais mantas de lã, podemos ainda ver cardar e fiar a lã.

 



 

Dia 31 - Bordado de Tibaldinho

No Bordado de Tibaldinho os buracos são a linguagem desta arte e estruturam os efeitos decorativos. Quanto mais motivos tiver mais bonito fica.