Ouvir
Jornal da Meia Noite
Em Direto
Jornal da Meia Noite

Os Dias da Rádio

Vou Ali e já Venho (Setembro 18)

|

Vou Ali e já Venho (Setembro 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.

Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto | Setembro

Dia 28 - Roteiro Renascer de Gastronomia

É a última edição do Roteiro Renascer. Divulgámos o património de várias zonas do país que foram fustigadas pelos incêndios terminamos com um roteiro gastronómico.

 



Dia 27 - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Vamos visitar as vinhas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro mesmo. As que funcionam como laboratório e seguimos o passeio pelo Jardim Botânico que é o maior da Península Ibérica.
 



Dia 26 - Vale da Rosa

As vinhas com uvas sem grainha são muito diferentes do que costumamos ver. São uvas de mesa e há o propósito de salvaguardar o aspecto. Na Vale da Rosa há 10 milhões de cachos

 



 

Dia 25 - Quinta dos Roques

A Quinta dos Roques é uma das mais conhecidas da zona do Dão e tem a particularidade de a visita poder ser realizada em duas propriedades com características distintas.

 



 

Dia 24 - Aldeias vinhateiras

O Douro tem um encanto excepcional nestes dias enquanto decorrem as vindimas. É o fim de um ciclo das vinhas e os socalcos estão coloridos com tonalidades amarelas e vermelhas

 



Dia 21 - Roteiro Renascer

O Roteiro Renascer é numa das zonas mais fustigadas pelos incêndios do ano passado e que abrange vários concelhos. A beleza natural está a regressar a uma das áreas mais bonitas da zona Centro de Portugal.

 



 

Dia 20 - Parque Biológico da Serra da Lousã

O Parque Biológico da Serra da Lousã tem cerca de 400 animais de 47 espécies e representam uma parte significativa das raças autóctones portuguesas.

 



 

Dia 19 - Burros da Graciosa

O italiano Franco Ceraolo tem uma pequena propriedade na ilha Graciosa onde andam mais de quinze burros. São todos exemplares do Burro Anão da Graciosa, uma raça autóctone reconhecida há três anos.

 



 

Dia 18 - Zurra

A vila de Coronado fica a 17km do Porto e carateriza-se como um vale agrícola. Há quem aposte na preservação deste ambiente rural e na dignificação dos burros.

 


 
Dia 17 - Burros de Miranda

Passar uns dias de férias em Trás-os-Montes, descobrir uma raça autóctone e a sua paisagem e, quiçá, adoptar um burro de Miranda.

 



Dia 14 - Roteiro Renascer – Luis Antunes, Lousã

O Roteiro Renascer é da autoria de Luis Antunes. O presidente da Câmara da Lousã sugere um roteiro pelas cinco aldeias de xisto da Serra da Lousã que integram o seu concelho.

 



 

Dia 13 - Cais Palafítico da Carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um fascinio para os apaixonados de fotografia. Fica na Reserva Natural do Estuário do Sado e é um dos lugares mais visitados do concelho de Alcácer do Sal.

 



Dia 12 - Santuário do Cabo Espichel

O Cabo Espichel é um dos lugares mais procurados do Parque da Serra da Arrábida porque agrega monumentalidade, paisagem deslumbrante, isolamento e património civil e religioso.

 



 

Dia 11 - CISE – Centro Interpretação da Serra da Estrela

O CISE é uma das portas de entrada na Serra da Estrela. O Centro de Interpretação fica em Seia e tem informação relevante para que a visita à serra seja mais interessante.

 



 

Dia 10 - Pastor na Serra da Estrela

Francisco Miguel há 21 anos que faz a transumância com as ovelhas bordaleiras à Serra da Estrela. Desta vez estava a regressar mais cedo porque algumas das ovelhas estavam grávidas.

 



 

Dia 7 - Roteiro Renascer – Francisco Lopes de Carvalho, Penalva do Castelo

O Roteiro Renascer é da autoria de Francisco Lopes de Carvalho. O presidente da Câmara de Penalva do Castelo sugere um roteiro pelo seu concelho com destaque para o património natural e histórico.

 



Dia 6 - Reserva Biosfera da Graciosa

A Graciosa é a ilha mais baixa e a segunda mais pequena do arquipélago dos Açores. É um bom exemplo do desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental.

 



 

Dia 5 - Serra de Montejunto

A Serra de Montejunto é um refúgio a cerca de 50 km de Lisboa. É um abrigo para pessoas, animais e plantas. Está entre o mar e uma zona agrícola com forte intervenção humana.

 



 

Dia 4 - O Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo

O Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo é um banho de imersão na pré-história. Podemos ver objectos, visitar pinturas rupestres, ir à biblioteca especializada ou visitar laboratórios.

 



 

Dia 3 - Geoparque Terras Cavaleiros

O Geoparque Terras de Cavaleiros está classificado na rede mundial de geoparques da UNESCO desde 2014. Facilmente se entende o motivo: é uma viagem ao interior da Terra.