Ouvir
Bar Condicionado
Em Direto
Bar Condicionado Herberto Quaresma
Família Moderna
Há uma idade ideal para se constituir família? E a crescente disparidade etária entre pais e filhos está a fazer-nos ultrapassar esse limite? O Joel, por exemplo, só vai começar agora. A Raquel tem sugestões...
2022-07-26
Chamam-lhe «Gentrificação»
Cidades grandes e pequenas. Países pobres e até países ricos. A gentrificação é apenas mais um rosto do capitalismo ou a própria gémea má da globalização? E no que se assemelha e distingue da desertificação?
2022-07-19
Português com Açúcar
Amizades, parcerias, desconsiderações. Telenovelas, futebol, acordos linguísticos. Do que se fazem as relações entre Portugal e o Brasil, hoje e sempre? E é realmente uma irmandade, isso?
2022-07-12
Meu Querido Mês de Agosto
Férias são, para muitos, sinónimo de descanso, praia e família. Mas será mesmo assim? Para todos? Desde quando e até que ponto?
2022-07-05
Cartas de Humor
Dizia Wittgenstein que «O humor não é um estado de espírito, e sim uma visão do mundo.» Mas saberemos mesmo do que falamos quando falamos de humor? E porque se transformaram os humoristas nas novas estrelas pop?
2022-06-28
Assédio,Dizem Eles
Estudantes queixam-se de assédio moral em várias faculdades. Há quem responda que é mimo, falta de resiliência. Em que ficamos?
2022-06-21
O Debate do Ano
Prostituição é trabalho? É trabalho – como defendem alguns – como outro qualquer? Onde está a fronteira, afinal, entre legalizar e fomentar?
2022-06-14
Licença menstrual: Sim ou Não?
Devem as mulheres adquirir o direito a uma licença quando estão com o período? Ou isso seria um privilégio, acentuando as desigualdades existentes? E desigualdades para com os homens ou para com as outras mulheres?
2022-06-07
O que farei com este livro?
Desfilam os projectos para a desmaterialização dos manuais escolares, alguns pais rejubilam.Os manuais digitais serão mais baratos,às vezes até gratuitos.Mas o que restará para esse objecto mágico a que chamamos «livro»?
2022-05-31
O Futuro,Vírgula
Príncipes mimados ou vítimas de um futuro incerto? Os jovens estão numa encruzilhada: à sobreprotecção, à falta de emprego e à ignorância juntam-se agora os efeitos da pandemia, da guerra e da crise. Como sair daqui?
2022-05-24