Ouvir
Vale a Pena Ouvir
Em Direto
Vale a Pena Ouvir Maria Alexandra Corvela / Reinaldo Francisco

Concertos

A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli | 8 Julho

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

|

A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli | 8 Julho A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli | 8 Julho

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


8 Julho | 21h30
Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa
Entrada livre


A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli 


Órgão: Sérgio Silva
Direcção: Pedro Miguel


Programa

Concerto de encerramento das comemorações do 50º aniversário do Coro Coeli de Lisboa

1ª parte

Benjamin Britten (1913-1976) - Hymn to the Virgin

Anton de Beer (1924-2000) - Ave Maria

Pierre Villette (1926-1998)- Hymne à la Vierge 

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Bogoroditsé Djevo 

Ola Gjeilo (n.1978) - Tota Pulchra es 

Maurice Duruflé (1902-1986) - Prélude et fugue sur le nom d’Alain [Órgão]

Arvo Pärt (n.1935) - Salve Regina [Coro e órgão]


2ª parte
A Presença Mais Pura – 5 Poemas para um Regina Coeli

José Luís Ferreira (n.1973) - Prelúdio

Daniel Davis (n.1990) - Peregrinação 

José Luís Ferreira - Interlúdio I 

Sara Ross (n.1989) - Compaixão 

José Luís Ferreira - Interlúdio II 

Nuno da Rocha (n.1986) - Variações sobre o Silêncio

José Luís Ferreira - Interlúdio III 

Alfredo Teixeira (n.1965) - Os Nomes Jubilosos 

José Luís Ferreira - Poslúdio 



O Coro Regina Coeli de Lisboa apresenta A Presença mais Pura: 5 Poemas para um Regina Coeli, obra encomendada aos compositores Alfredo Teixeira, Daniel Davis, José Luís Ferreira, Nuno da Rocha e Sara Ross para celebrar o cinquentenário do Coro.
A obra foi construída em torno da antífona sacra “Regina Coeli” que se cruza com textos do poeta José Tolentino de Mendonça.



Gravação do concerto 
para posterior transmissão
Produção: Alexandra Louro de Almeida



Criado em 1966 pelo Maestro António Joaquim Lourenço, o Coro Regina Coeli de Lisboa é hoje um dos mais representativos grupos do panorama musical português e formado por cerca de 40 elementos.
O Coro Regina Coeli aborda um repertório muito vasto e variado do qual fazem parte obras a capella do séc. XVI ao séc. XX,bem como as obras coral sinfónicas mais representativas entre as quais Magnificat, Missa em Si m e Paixão segundo S. João de J. S. Bach, Messias e Coronaiton Anthems G. F. Handel, o Requiem e Missa da Coroação de W. A. Mozart , Oratória de Natal de C. Saint-Saens, Requiem de G. Fauré, L'enfance du Christ de H. Berlioz, Carmina Burana de C. Orff, Stabat Mater de A. Dvorak e a 9ª Sinfonia de Beethoven
Efectuou concertos por todo o país (desde Trás-os-Montes ao Algarve) tendo participado em diversos Festivais (Óbidos, Sintra, Évora, Algarve), Encontros de Coros (Setúbal, Cascais, Algarve) e Temporadas Musicais (S. Roque, Loures, Barreiro). Tem participado em diversos eventos e ciclos de concerto destacando-se o lançamento do logotipo da Expo'98 e o Festival dos 100 dias que antecedeu a mesma, com concertos no Centro Cultural de Belém, os ciclos Natal nas Igrejas e Música na Praças em Lisboa e o Festival das Artes em Coimbra. Realiza ainda, com regularidade, actuações em eventos como congressos ou de ídole privada, essencialmente com programa "a capella" ou com piano tanto sacro como profano.
A sua constante evolução em termos técnicos, vocais, artísticos e interpretativos tem-lhe proporcionado com regularidade, a realização de concertos com a participação de orquestras ou agrupamentos instrumentais profissionais, sendo de realçar os concertos efectuados com a Orquestra de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra da Juventude Musical Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra ARTAVE, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Nacional da Lituânia, Nova Filarmonia Portuguesa e Cincinnati Philarmonia Orchestra.
Gravou já diversos discos e efectuou gravações para a RDP, a Rádio Renascença e para a RTP.
O Coro foi dirigido até Setembro de 1983 pelo seu fundador, pelos maestros António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Regina Mostardinha e Henrique Piloto, estando actualmente a direcção artística a cargo do maestro Pedro Miguel.











Fotos de Jorge Carmona  / Antena 2,
durante o ensaio geral do concerto