Ouvir
Proms BBC
Em Direto
Proms BBC TRANSMISSÃO DIRETA

Concertos

Aniversário da Arte 2022 | 17 Janeiro | 20h00-23h00

Transmissão direta | UER

|

Aniversário da Arte 2022 | 17 Janeiro | 20h00-23h00 Aniversário da Arte 2022 | 17 Janeiro | 20h00-23h00

© Jorge Carmona / Antena 2


No dia 17 de Janeiro, as rádios europeias unem-se numa emissão especial, transmitida através da UER (União Europeia de Radiodifusão), em que cada uma apresenta o seu programa festivo, com a única condição de presentear a Arte. São programas de arte sonora, com música, sons, ruídos, eletrónica, palavras e silêncios, quebrando muitas vezes as regras de comunicação convencionais, o que resulta em programas experimentais e surpreendentes, e em que fazer rádio é uma das formas de Arte.


17 Janeiro | 20h00-23h00

ART'S BIRTHDAY 2022 

Aniversário da Arte | Quarteto de Cordas de Matosinhos
Lisboa    


A 17 de Janeiro de 2022, entre as 20h00 e as 23h00, decorre o Art's Birthday 2022 - Euroradio Ars Acustica Special Evening, com transmissões de 20 minutos, em direto, a partir de várias cidades europeias.
A transmissão da Antena 2 para o Art's Birthday realiza-se a partir da Miso Music Portugal (O'culto da Ajuda), entre as 21h00 e 21h20, com o Quarteto de Cordas de Matosinhos.


20h00 - 20h20 | Radiodifusão do Sudoeste da Alemanha – SWR2
E-Werk, Freiburg 
Aude Van Wyller - Oï les Ox: Crooner qui coule sous les clous

20h20 - 20h40 | Radiotelevisão Suíça – RTS Culture Espace2
Musée Cantonal des Beaux Arts, Lausanne
Jonathan Frigeri - The matter of radio

20h40 - 21h00 | Radiodifusão Romena – Radio România Cultural
Radio România Cultural, Bucareste
Maria Balabas - Animals Are Good


21h00 - 21h20 | Rádio e Televisão de Portugal – Antena 2
O’culto da Ajuda, Lisboa
Miguel Azguime - Point Vermeil p/ violino e eletrónica (2021) 



21h20 - 21h40 | Rádio e Televisão Espanhola – Radio Clásica
Casa de la Radio (Prado del Rey), Estudios de Radio Clásica, Madrid
Susana López (aka Susan Drone) - NachtMusik

21h40 - 22h00 | Planktone
Estúdio Waskot, Mortsel, Antuérpia
Ward Weis - Plankwas (a whispered wash story)

22h00 - 22h20 | Radiotelevisão Suíça – RTS Culture Espace2
ARCOOP, Genebra
Marina Rosenfeld - The Sheer Frost Orchestra, for 17 women playing electric guitars * Ensemble Contrechamps, Genebra

22h20 - 22h40 | Radiodifusão Austríaca – ORF Ö1 Kunstradio
Radiodifusão Austríaca, Viena
Kunstradio Art`s Birthday 2022 – Parte 1
Mataya Waldenberg - Manifestation of An Elf Cyborg Alien * Chelle Montocchio.

22h40 - 23h00 | Radiodifusão Austríaca – ORF Ö1 Kunstradio
Radiodifusão Austríaca, Viena
Kunstradio Art`s Birthday 2022 – Parte 2
Reni Weichselbaum e Bernhard Loibner - 1.000.006 * Knurrhahn (Reni Weichselbaum e Bernhard Loibner)


Mais informações, aqui.




Aniversário da Arte 2022
Lisboa | O'culto da Ajuda | 21h00


Quarteto de Cordas de Matosinhos

Vítor Vieira, violino
Juan Maggiorani, violino
Jorge Alves, viola
Marco Pereira, violoncelo


Programa

Miguel Azguime Point Vermeil - violino e electrónica (2021)
[Peça transmitida em direto para a UER]

Fernando Lopes-Graça Catorze Anotações (1966)

Álvaro Salazar 15ª Anotação (2011)

Miguel AzguimeLe Feu Qui Dort (2008)





Quarteto de Cordas de Matosinhos | Aclamado como um “caso singular de excelência no panorama musical português” (Diana Ferreira, Público, 2010), o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) foi criado pela Câmara Municipal de Matosinhos através de um concurso público. Desde 2008 é residente desta cidade, onde desenvolve uma temporada regular de concertos.
Na temporada de 2014/15, o QCM foi escolhido como uma das ECHO Rising Stars, por nomeação da Casa da Música e da Fundação Gulbenkian, realizando uma digressão de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican em Londres, o Concertgebouw em Amesterdão, o Musikverein em Viena, as Philharmonies de Hamburgo e Colónia e a Konzerthaus de Dortmund. Apresenta-se também regularmente nas maiores salas de concerto portuguesas, como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém, e colabora com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
Desde a sua criação, o QCM assumiu um forte compromisso com o repertório português para quarteto de cordas, interpretando muitas obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos: estreou já mais de 20 novas obras. O outro principal objetivo artístico do QCM vem sendo cumprido com a interpretação em Matosinhos do grande repertório para quarteto de cordas: as obras completas de Mozart e Mendelssohn foram já apresentadas, estando em curso as integrais de Haydn, Beethoven e Chostakovitch.
O QCM e os seus membros foram reconhecidos com prémios nos mais importantes concursos musicais nacionais, como o Prémio Jovens Músicos da Antena 2 / RTP e o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”. Todos os membros estudaram na Academia Nacional Superior de Orquestra e aperfeiçoaram a sua arte em várias escolas de prestígio, incluindo a Escuela Superior de Música Reina Sofía (Madrid), a Northwestern University (Chicago) e o Conservatório de Sion (Suíça). O QCM também realizou formação especializada no Instituto Internacional de Música de Cámara de Madrid, onde estudou com Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen), além de trabalhar em masterclasses com membros de grandes quartetos de cordas, como Alban Berg, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer, Kopelman e Talich.







A 17 de janeiro de 1963, Robert Filliou instaura esta data (também o dia do aniversário do artista) como o milionésimo aniversário da arte, ao escrever na sua L'histoire de l'art chuchotée:"Tudo começou num 17 de janeiro 1.000.000 anos atrás. Um homem agarrou numa esponja seca e deixou-a cair num balde de água. Quem foi este homem, não é importante. Ele está morto, mas a arte está viva."E a arte deve voltar ao povo ao qual pertence.
Exatamente dez anos mais tarde, Robert Filliou     organiza pelas ruas de Aachen, na Alemanha, celebrações deste aniversário da arte, desejando que neste dia houvesse feriados escolares, licença remunerada para os trabalhadores de todo o mundo e festividades espontâneas e alegres ao redor do globo.
A partir de então comemora-se o Art's Birthday.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2