Ouvir
Caleidoscópio
Em Direto
Caleidoscópio DEGUSTAÇÃO MUSICAL

Concertos

BeDuet | 5 Maio | 19h00

Antena 2 | Liceu Camões

|

BeDuet | 5 Maio | 19h00 BeDuet | 5 Maio | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

5 Maio | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do 
Liceu Camões 
Concerto entrada livre, segundo regras da DGS*    


BeDuet

Sérgio Neves, guitarra acústica e elétrica
Nuno Faria, contrabaixo e percussão


Programa

Sérgio Neves - Marés Suaves

Sérgio Neves Vejo a Meta

Sérgio Neves Julio’s Theme 

Sérgio Neves Fada do Norte

Nuno Manuel Faria - A Line for my Father Virgílio 

Nuno Manuel Faria - Hymn for Haden & Brecker 

Nuno Manuel Faria - A Alma é Danada 

Nuno Manuel Faria O Rasgo da Paixão 

Sérgio Neves - Nice Thrill

Sérgio Neves Amice 

Nuno Manuel Faria - Fim de Década






Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo




BeDuet são Sérgio Neves, guitarra acústica e elétrica e Nuno Faria, contrabaixo e percussão.
Após percursos individuais que levaram os dois músicos a passar por várias formações em vários géneros musicais, da Pop à Folk, passando pelo Hip Hop e Jazz, decidem em 2009 formar um dueto inicialmente com um repertório de standards de Jazz e Blues, para executar música funcional em diversos espaços e eventos.
Cedo se apercebem que têm em comum um sentimento musical que permite comporem temas originais pensados especificamente para os instrumentos que tocam.
As suas composições oscilam entre a animação da música improvisada e peças minimalistas com arranjos que inspiram recolhimento e sugerem uma sonoridade mais ambiental.
Decidem então iniciar as gravações do seu primeiro álbum Marés Suaves, que ficaram concluídas em 2019.
A produção foi repartida entre Miguel Leiria, Nuno Faria e Sérgio Neves e as gravações tiveram lugar no Estúdio Namouche.
Escutadas ao vivo, as composições do BeDuet são um daqueles raros encontros que ninguém ignora e jamais esquecerá, pois o som absorvido na sua essência, é-o também no seu inverso, no seu arquétipo mas também na sua sombra – uma surpresa do início ao fim.








Sérgio Neves | Natural de Lisboa, Sacavém, radicou-se ainda criança na Holanda onde desenvolveu a sua formação e actividade musical até à idade de 30 anos.
Estuda guitarra clássica na escola de música de Roterdão. Durante a adolescência e a idade adulta integra várias bandas Pop Rock da cena musical da Holanda, como os Apollo 5, Rock District 26 e Partners, entre outras. Após regressar a Portugal integra a Banda Pop, Bond of Brothers / Spam e toca com a flautista Karin Overbeek.
Desde 2007 cultiva mais intensamente a linguagem do Jazz, acompanhando a cantora Helena Martins e em Junho de 2009 forma o BeDuet com o contrabaixista e percussionista Nuno Faria, para actuarem em Clubes, em eventos e no Bar do Hotel do Bairro Alto.
Tem composto vários temas originais que cruzam o Jazz e a Folk e que costuma executar ao vivo com o BeDuet.
Em 2019 é editado o primeiro álbum do BeDuet que inclui em exclusivo temas compostos por si e por Nuno Faria.
As suas influências radicam nos guitarristas Joe Pass, Wes Montegomery e Jeff Beck.




Nuno Faria | É autodidacta na guitarra desde os 14 anos. Inicia a partir de 1976, na Academia de Amadores de Música, os estudos de contrabaixo com Fernando Flores, voz com Albertina Xavier, Formação Musical, História da Música e Acústica. Em 1977 inicia-se profissionalmente como músico, no Teatro da Casa da Comédia numa encenação de Filipe La Féria.
Frequenta vários workshops com músicos da nova música improvisada - em 1976 no Instituto Alemão, com Gunter Hampel, em 1978 no I Festival de Jazz Contemporâneo de Setúbal, com Andrea Centazio, Workshop de Lyon e Daunik Lazro, em 1985 no CAM da Gulbenkian, com John Tchicai, Derek Bailey, Richard Teithelbaum, Joe Lovano e Paul Motion, entre outros e em 2012 no CCB-Lisbon Jazz Summer School, a Conduction Atelier sob a batuta de Lawrence D. "Butch" Morris.
Em 1983 e 1984 estuda na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e participa nos workshops do vibrafonista Mike Freeman, do guitarrista Atilla Zoller e do contrabaixista Buster Williams.
Entre 1984 e 1994 integra várias formações musicais, de diversos estilos como contrabaixista: no Jazz étnico um Dueto com o pianista Carlos Azevedo (Lisboa) e o “Quarteto Muhadir”, na Pop ”Os Afonsinhos do Condado” com quem grava vários discos editados pela Polygram com atuações em Portugal, França e Canadá, na música africana “Lindú Mona e os Bangalas do Kassange” com quem faz uma tournée em Itália.
Entre 1995 e 2000 é o A&R do Departamento de Artistas nacionais da Polygram/Universal onde assina Silence 4, Hands On Approach, Ornatos Violeta, João Afonso, Amélia Muge, Ficções, Carlos Bica e Bernardo Sassetti, entre outros.
Entre 2001 e 2004 é coprodutor musical dos discos dos fadistas Carlos do Carmo e Pedro Moutinho, do grupo Folk Marenostrum, e trabalha em inúmeras outras produções.


Em 2007 estuda percussão árabe com Américo Cardoso e entre 2004 e 2009 toca como percussionista com Francisco Naia, Rosa Negra e Dina. Em 2017 é percussionista num espectáculo conjunto de Vitorino e Zé Francisco.
Desde 2006 tocou como contrabaixista no colectivo “Cantaremos Adriano”, na área do Hip Hop com os La Dupla com quem grava o EP “A Caminho do Palco Principal” e o álbum “Palco Principal” e grava com o Raper Suarez o álbum “Blue Note”.
Em 2009 forma um dueto de Jazz com o guitarrista Sérgio Neves, o BeDuet que inclui para além dos standards, alguns originais assinados por ambos.
A partir de 2010 toca contrabaixo nas seguintes formações: no grupo de Rock revivalista “Os Eléctricos”, com quem grava o álbum homónimo e atua em dezenas de concertos em Portugal e Argélia, no grupo de Bluegrass “Stonebones & Bad Spaghetti”, nos Flor de Sal com quem grava o primeiro disco. Participa ainda em gravações e atuações de vozes emergentes do Fado – Marcelo da Costa, João Caetano, Maja Minlikovic, Inês Homem de Melo, Marifá, Filipa Vieira, Ana Rita Arez e Paulo Rocha. É frequentemente convidado para acompanhar os declamadores dos Poetas do Povo, no Povo Lisboa.
Em 2019 é editado o primeiro álbum do BeDuet que inclui em exclusivo temas compostos por si e por Sérgio Neves.










* Número de espetadores condicionado a um terço da lotação da sala. Sem reserva de bilhetes (com entrada pela ordem de chegada até ao limite da lotação definida). Uso obrigatório de máscara.



Fotos Jorge Carmona / Antena 2