Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

Bernardo Santos | 30 Novembro 19h00

Auditório do Liceu Camões

|

Bernardo Santos | 30 Novembro 19h00 Bernardo Santos | 30 Novembro 19h00

© Fotos Jorge Carmona /Antena 2


30 Novembro 19h00

Auditório do Liceu Camões


Bernardo Santos, piano






Programa

António Fragoso
 (1897-1918) - Noturno em si bemol menor 

Frederico de Freitas (1902-1980) - Tema e Variações 

Alexander Scriabin  (1872-1915) Prelúdios Op. 11, nºs 1, 5, 6, 13, 14, 16 

Frédéric Chopin (1810-1849) - Scherzo Nº 3, Op. 39 




Transmissão em direto
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís



Bernardo Santos iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Escola de Música do Colégio de São Teotónio, em Coimbra, na classe de Klara Dolynay. Em 2013, concluiu o 8º grau nesta escola com a classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro com o professor Álvaro Teixeira Lopes, tendo sido galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar a licenciatura. Na vertente de Música de Câmara, estudou com o pianista e compositor António Chagas Rosa. Terminou recentemente a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). Estuda atualmente com o pianista Josep Colom no Conservatori del Liceu, em Barcelona. 
Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua participação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), onde recebeu o 3º prémio, em 2013, na categoria superior. Tem participado também em masterclasses dos pianistas Aquilles Delle Vigne, Artur Pizarro, Boris Berman, Carles Lama, Fausto Neves, Guigla Katsarava, Heribert Köch, Josep Colom, Jun Kanno, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Mattia Ometto, Nancy Lee Harper, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda e Yi Wu. 
Colaborou diversas vezes com a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo-se apresentado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd e Kira Omelchenko. Participou em 2017 no festival “Mastering the Concerto”, na Bulgária, tendo tocado com a Vidin State Philarmonic Orchestra. No âmbito deste festival, foi distinguido com o prémio “Outstanding Soloist”, que inclui um novo concerto com esta orquestra na temporada de 2018. 
Apresentou-se em recitais em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Maia, Porto, Portimão, Friburgo, Rio de Janeiro, São Paulo e no prestigiado Elgar Room, no Royal Albert Hall, em Londres. Além disso, apresentou-se recentemente a solo no Tonhalle Düsseldorf, a convite do Consulado Português dessa cidade. Foi um dos artistas convidados para o II Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e é o artista residente do ano 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com o tenor André Lacerda, com o violinista Tiago Melo, o clarinetista Nuno Faria e o com os pianistas André Piolanti e Diego Caetano.





Fotos Jorge Carmona /Antena 2 RTP