Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Concertos

Concerto de Ano Novo | 1 Janeiro | 10h15

UER | Transmissão direta

|

Concerto de Ano Novo | 1 Janeiro | 10h15 Concerto de Ano Novo | 1 Janeiro | 10h15

© Terry Linke


Transmitido ao vivo da prestigiada sala de concertos Musikverein, em Viena, o Concerto do Ano Novo é uma das emissões com maior audiência em vários países, dos quase 100 que o transmitem, alcançando mais de 20 milhões de espectadores só na Europa. Todos os anos, a orquestra apresenta um programa musical diferente, com obras do vasto repertório da família Johann Strauss e seus contemporâneos sob a batuta dos maestros mais prestigiados do mundo.


1 Janeiro | 10h15
Grande Auditório do
Musikverein, em Viena, Áustria


Concerto de Ano Novo
União Europeia de Radiodifusão


Coro de Rapazes de Viena
Coro de Raparigas de Viena
Orquestra Filarmónica de Viena
Direção de Franz Welser-Möst


Programa

Eduard Strauss - Polca rápida Wer tanzt mit?, Op. 251

Josef Strauss - Valsa Heldengedichte, Op. 87

Johann Strauss - Quadrilha Zigeunerbaron (O barão cigano), Op. 422

Carl Michael Ziehrer - Valsa In lauschiger Nacht, Op. 488

Johann Strauss - Polca rápida Frisch heran!, Op. 386

Franz von Suppè - Abertura da ópera Isabella

Josef Strauss - Valsa Perlen der Liebe, Op. 39 
     - Polca francesa Angelica-Polka, Op. 123

Eduard Strauss - Polca rápida Auf und davon, Op. 73

Josef Strauss - Polca francesa Heiterer Muth, Op. 281
     - Polca rápida For ever, Op. 193 
     - Valsa Zeisserln, Op. 114

Joseph (Pepi) Hellmesberger - Glocken-Polka und Galopp do bailado Excelsior

Josef Strauss - Allegro fantastique, Fantasia orquestral, Anh. 26b 
     - Valsa Aquarellen, Op. 258

Johann Strauss - Polca rápida Banditen Galopp, Op. 378
Valsa Danúbio Azul, Op.314

Johann Strauss (pai) - Marcha Radetzky, Op. 228



Todos os anos, a Orquestra Filarmónica de Viena - o embaixador musical mais importante da Áustria - apresenta o seu Concerto de Ano Novo, uma tradicional oferta ao mundo trazendo o espírito de esperança, amizade e paz. 
Este ano a televisão austríaca - ORF transmite este "concerto dos concertos" pela 64ª vez, e nesta edição para quase 100 países e com uma audiência de mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.


@ Dieter Nagel


Transmissão direta
Apresentação: João Pedro
Produção: Susana Valente

@ Julia Wesely

Franz Welser-Möst | Durante 20 anos foi Diretor Musical da Orquestra de Cleveland, imprimindo-lhe uma cultura sonora inconfundível, e implementando
projetos inovadores e cooperações, tendo como resultado um dos públicos mais jovens dos EUA, apesar da manutenção da tradição histórica da Orquestra. Ele e a Orquestra de Cleveland são convidados regulares em todos os principais festivais internacionais, para além de residências orquestrais nos EUA, Europa e China.
Como maestro convidado, Franz Welser-Möst mantém uma parceria artística particularmente estreita e produtiva com a Filarmónica de Viena. Subiu duas vezes ao palco para o célebre Concerto de Ano Novo (2011 e 2013) e dirige regularmente a orquestra em concertos de temporadas no Vienna Musikverein, bem como em digressões pela Europa, Japão, China e Estados Unidos. O Concerto de Ano Novo deste ano de 2023 será realizado pela terceira vez sob a sua batuta.
Franz Welser-Möst também é convidado regular do Festival de Salzburgo, onde estabeleceu novos padrões de interpretação como maestro de ópera.
Recebeu várias distinções e prémios importantes. É Membro Honorário da Gesellschaft der Musikfreunde em Viena, vencedor do Anel Honorário da Filarmónica de Viena, e foi premiado com a Medalha Kilenyi da Bruckner Society of America, bem como a Kennedy Center Gold Medal in the Arts. Em 2020, Franz Welser-Möst foi premiado com o Salzburg Festival Pin with Ruby in e em 2021, com o Austrian Music Theatre Prize por Elektra no Festival de Salzburg na categoria “Melhor Direção Musical”.
É autor do livro, também traduzido e publicado em ingês From Silence: Finding Calm in a Dissonant World.
Franz Welser-Möst fez inúmeras gravações em CD e DVD, incluindo a gravação de Der Rosenkavalier e Salomé do Festival de Salzburgo, e muitas das suas gravações ganharam prémios internacionais. 


@ Dieter Nagel