Ouvir
Nocturno
Em Direto
Nocturno André Pinto

Concertos

Cristiano Rios e Joaquim Rocha | 28 Janeiro | 19h00

Casa da Música, Porto | Prémio Jovens Músicos

|

Cristiano Rios e  Joaquim Rocha | 28 Janeiro | 19h00 Cristiano Rios e  Joaquim Rocha | 28 Janeiro | 19h00

28 Janeiro | 19h00

Auditório 2


Recital dos Vencedores Solistas de Nível Superior 
do Prémio Jovens Músicos / Antena 2 - 2019

Cristiano Rios e Joaquim Rocha

Cristiano Rios, percussão
Joaquim Rocha, trombone


Programa

[1ª parte]

Cristiano Rios, percussão
Teresa Jesus, violino

Cristiano Rios - About climate change…
Pedro Finisterra - Ma.rim.ba, para marimba e eletrónica – 5’30’’
Daniel Davis - Across borders, para vibrafone e eletrónica
Manuel Moreira - Três Melódicas, para melódica e eletrónica
Steven Snowden - Through the looking Glass, para violino, marimba e electrónica




[2ª parte]

Joaquim Rocha, trombone 
Joana David, piano

Ernst Sachse Concerto em Fá Maior
Eugène Bozza - New Orleans
Joe Buono Elegy, para trombone baixo e piano




Prémio Jovens Músicos destaca todos os anos os novos talentos da interpretação musical em diversas categorias, revelando os artistas com potencial para fazerem a diferença na vida musical dos próximos anos. Neste recital apresentam-se dois dos laureados na 33ª edição do concurso. O percussionista Cristiano Rios e o trombonista que assume a segunda parte do recital: Joaquim Rocha.



Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís



Cristiano Rafael Silva Rios | Nascido a 1 de Março de 1996, começou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade.Em 2006 ingressou no Conservatório de Música da Jobra (CMJ) onde estudou com Bruno Estima, Jeffery Davis e Pedro Fernandes.
No âmbito orquestral trabalhou com os maestros Alberto Roque, Clark Rundell Domenico Longo, Graeme Jenkins, Jean Sebastian Béreau, Thomas Reed, Sesto Quatrini, entre outros. Participou em inúmeras Masterclasses com Jean Geoffroy, Ji Hey Jung, Miquel Bernat, Nick Woud, Peter Sadlo, Raymond Curfs, Svet Stoyanov, entre outros. Em 2014, terminando o recital com nota máxima no CMJ, foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Charles Richard Buckley, Jeffery Davis e Pedro Carneiro.
Em 2017, estreou nacionalmente, a obra “DJINN” para marimba e orquestra do neozelandês John Psathas. Mais tarde, em 2018, ganhou o 2º Lugar no Concurso Internacional de Percussão de Gondomar na Categoria Sénior e, no ano de 2019 venceu o 1º Prémio no Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, nível superior. Ainda no mesmo ano arrecadou o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos, nível superior de Percussão.
É regularmente convidado a colaborar, como reforço, da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.



Joaquim Rocha | Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva, com o professor David Silva, concluindo o curso secundário com a classificação máxima na disciplina de instrumento. Terminou a licenciatura em trombone em 2017, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, na classe do professor Severo Martinez, com a classificação de 20 valores no recital final.
Em 2016, foi o vencedor da categoria George Roberts do concurso inserido no International Trombone Festival, realizado na Julliard School, em Nova Iorque. No mesmo ano, ganhou também o 1º prémio no I Concurso Internacional de Trombone (em Castelo de Paiva).
Em 2019 venceu a categoria de Trombone Superior no Prémio Jovens Músicos, onde teve a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian no concerto de laureados. Tem vindo a colaborar com várias orquestras, tais como: Sinfónica da Galiza, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Guimarães. Do mesmo modo, realizou estágios em orquestras de jovens, com destaque para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo e a Orquestra de Jovens da Sinfónica da Galiza.
Participou em diversos cursos e masterclasses, ministrados por solistas internacionais, dos quais são exemplo Stefan Schulz, Ian Bousfield, Andreas Klein, David Bruchez, Jamie Williams, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Filipe Alves, Gabriel Antão, Bill Thomas, Nathan Zgonc.
Atualmente é membro da Orquestra Sinfónica Portuguesa, e frequenta o mestrado em ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.



Fotos Jorge Carmona / Antena 2