Ouvir
Fuga da Arte
Em Direto
Fuga da Arte Ricardo Saló

Concertos

Daniel Neto Trio | Wes Montgomery Tribute | 22 Fevereiro 21h30

Cascais Jazz Club

|

Daniel Neto Trio | Wes Montgomery Tribute | 22 Fevereiro 21h30 Daniel Neto Trio | Wes Montgomery Tribute | 22 Fevereiro 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


22 fevereiro | 21h30

Cascais Jazz Club


Daniel Neto Trio | Wes Montgomery Tribute


Daniel Neto, guitarra
Samuel Lercher, órgão
Alexandre Ferreira Alves, bateria drums


Esta formação nasce do gosto pela sonoridade dos "organ trios" muito populares nos anos 60, o Jazz ganha outra dimensão e fica diferente após o aparecimento destes. A guitarra, o orgão e a bateria, juntos, criam uma espécie de simbiose sonora e estilística bastante peculiar.

O objectivo deste grupo é homenagear Wes Montgomery e o seu legado musical. No repertório constam standards re-arranjados para a formação em questão e temas da autoria de Wes Montgomery.    



Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Cristina do Carmo     






Daniel Neto | Nasceu em Calw, arredores de Estugarda, na Alemanha em 1979; começou a tocar guitarra aos 14 anos. A música de Daniel Neto parte da sua perspectiva sobre o quotidiano, a sua leitura do mundo e os acontecimentos que o seu olhar sublinha e traduz musicalmente. As composições do seu segundo registo de originais, Olho de Peixe, foram escritas específicamente para uma invulgar formação composta por clarinete, vibrafone, contrabaixo, guitarra e bateria, dando o mote a um jogo de liberdade e precisão, partindo de uma multiplicidade de referências na raíz do jazz, blues, free jazz, rock, música erudita e noutros estilos baseados na improvisação. 
Além de músico profissional integrando os projectos musicais Daniel Neto Quinteto, Daniel Neto Trio “Wes Montgomery Tribute”, Alexander Search, Joana Barra Vaz, José Braima Galissá e Búfalo Sentado, é professor de guitarra desde 2006, licenciado em Guitarra Jazz pela Universidade de Évora desde 2013 e formado em Guitarra Clássica pelo Trinity College London desde de 2017.
Tem um primeiro disco que se chama Embrião de edição de autor gravado em Estugarda na Alemanha em 2013 no DerSoundmann Recording & Studio.




Samuel Lercher | Iniciou os seus estudos musicais na Universidade de Paris 8 na área do Jazz. Paralelemente estuda piano clássico na Ecole Normale de Musique de Paris na classe de Odile Delangle. Prossegue em Lisboa no Conservatório Nacional com Anne Kaasa e depois na Escola Superior de Música com Miguel Henriques. Estudou igualmente musicologia e pedagogia na Universidade Nova de Lisboa sob a orientação de Helena Rodrigues. Participou em inúmeras Masterclasses de piano, nomeadamente as Semanas Internacionais de Piano de Óbidos onde estudou com Boris Berman, Luiz de Moura Castro, Vitaly Margulis e Paul Badura-Skoda. 
Samuel Lercher atuou tanto como músico de Jazz ou de clássico, a solo ou em ensemble, em inúmeros palcos como o do Festival de Jazz Tanger, Semaine du Jazz de Orcière Merlette, Petit Journal Montparnasse, Chez Castel, Teatro Nacional Dona Maria II, Igreja Madre Deus, Casa Museu Verdades de Faria, Palácio Foz, Museu da Música, Museu do Neo-realismo, conservatório Nacional, Cine Teatro de Tomar, Fábrica do Braço de Prata, Auditório Caixa Geral de Depósitos, participando por diversas vezes em programas da Antena 2.




Alexandre Ferreira Alves |
Começou a ter aulas em 1993 com Manuel Barreto e ao longo dos anos foi frequentando workshops de jazz. Em 2003 começou a ter aulas com Carlos Miguel na escola JB jazz, tendo posteriormente tido aulas também com Bruno Pedroso. 
Em 2004 começou a tocar profissionalmente em grupos de estilos desde o pop, tradicional e jazz. Foi determinante ter começado a tocar na Reunion Big Band (2006) e Luis Barrigas. Em 2008 gravou o disco Doamor de Paulo de Carvalho, tocou com Susana Felix, Mafalda Veiga, Ciganos de Ouro, André Sardet. 
Entre 2008 e 2011 licenciou-se em Bateria jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem dado aulas na Academia de Música de Alcobaça. No contexto do curso profissional de jazz, na Academia de Música de Telheiras e na Improviso. Tem tocado também com João Gil, Tiago Lamy, Nanã Sousa Dias, Alexandre Manaia, Nicole Eitner, Frederico BC, Pedro e os Lobos, Amberlights, jazz e poesia com Manuel Lourenço e Nicolau Santos, Berg, entre outros.







Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP