Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

Dryads Duo | 9 Janeiro | 19h00

Liceu Camões

|

Dryads Duo | 9 Janeiro | 19h00 Dryads Duo | 9 Janeiro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


9 Janeiro | 19h00

Auditório do
Liceu Camões         
Entrada Livre


Dryads Duo

Música em Diálogo III: Beethoven e Tiago Derriça

Carla Santos, violino
Saul Picado, piano


Programa

Olivier Messiaen - Fantaisie

L.v. Beethoven - Sonata N° 5, Op. 24

Lili Boulanger - Nocturne

Tiago Derriça - Frühling [estreia nacional] 



Tiago Derriça | "Para a composição da minha nova peça para violino e piano (encomenda do Dryads duo) tomo como referência a Sonata em Fá Maior, Op. 24, de Beethoven. Procurarei captar a essência romântica – e, aos meus olhos, também aprimoradamente lúbrica – contida nesta música. A evocação que farei dependerá da apropriação de alguns maneirismos próprios escrita de Beethoven, que tentarei cruzar com elementos forasteiros ao seu idioma musical."




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís



Dryads Duo | Formado em 2010 por Carla Santos (Mestrado em Performance e Diploma Artístico pelo Royal College of Music de Londres) e Saul Picado (Mestrado em Performance pela Guildhall School of Music and Drama) tem como principal objectivo explorar e levar ao público obras musicais menos tocadas e reconhecidas, existentes para esta formação desde o final do século XIX até aos dias de hoje, mas não menos merecedoras de serem apresentadas.



Após ter vencido o 1º Prémio no Concurso "Prémio Jovens Músicos - 2011 o Duo tem-se apresentado nas mais importantes salas de Portugal como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, entre outras.



Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD com obras de Janáček - Sonata, Ravel - Sonata Póstuma, e Enescu - Sonata Op. 25 "ao estilo popular romeno". O seu lançamento teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian aquando do Festival Jovens Músicos, em 2012. Em Novembro de 2016 o Dryads Duo lançou o seu segundo CD, Intimate Colours, com obras de Elgar - Sonata Op. 82, Szymanowski - Mitos Op. 30 e Respighi - Sonata em Si menor, num recital que teve lugar na Maison du Portugal - André de Gouveia em Paris. Este CD faz parte do catálogo da KNS Classical.



O Dryads Duo têm-se apresentado também internacionalmente, no Reino Unido - nomeadamante em Aylesbury, Brighton, Cardiff, Edinburgh, Oxford e Londres -, França e Áustria. Apresentou-se também no Festival Internacional de Música "Primavera Musical" (Castelo Branco), Festival de Música do Estoril, Festivais de Outono (Aveiro) e Bloomsbury Festival (Londres).
O mais recente projeto tem o nome de Música em Diálogo que tem como objetivo colocar em diálogo música do repertório "tradicional" e música escrita no presente para violino e piano, que conta com a apresentação de 5 novas obras escritas para o Duo em recital, em Portugal. Estas obras foram escritas por 5 compositores portugueses - Anne Victorino d'Almeida, Pedro Faria Gomes, Tiago Derriça, Sérgio Azevedo, João Ferreira - que aceitaram o convite do Dryads Duo e têm como ponto de partida da escrita 5 obras do repertório "tradicional" para violino e piano - a cada compositor foi dada a liberdade de escolha de uma qualquer obra escrita no passado, a partir da qual quisesse basear a escrita da sua nova obra. Os 5 recitais serão transmitidos pela Antena 2, sendo este o terceiro do ciclo onde iremos apresentar a obra do compositor Tiago Derriça.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2