Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Pedro Ramos

Concertos

Duarte Pereira Martins e Philippe Marques | 16 Janeiro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Duarte Pereira Martins e Philippe Marques | 16 Janeiro | 19h00 Duarte Pereira Martins e Philippe Marques | 16 Janeiro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


16 Janeiro | 19h00

Auditório do  
Entrada livre


Duarte Pereira Martins e Philippe Marques

Piano a quatro mãos





Programa


Igor Stravinsky (1882-1971) - Pétrouchka (1910-11, rev. 1947)
I. Dança Russa (do primeiro quadro)
II. Segundo quadro – No quarto de Pétrouchka
III. Dança da bailarina e Valsa (da bailarina e do mouro)
IV. Quarto quadro – Festa popular da Semana Gorda (ao fim da tarde)


Fernando Lopes-Graça (1906-1994) - Melodias rústicas portuguesas (3º caderno - 1979)
I. Canto do S. João
II. Este ladrão novo
III. Deus te salve, ó Rosa
IV. S’nhora da Póvoa
V. Oração de S. José
VI. Pastoril transmontano
VII. A virgem se confessou
VIII. Canção de berço
IX. Ó da malva, ó da malvinha!
X. Martírios
XI. Maragato son


Maurice Ravel (1875-1937) - Ma Mère l’Oye (1910)
I. Pavane de la Belle au bois dormant
II. Petit Poucet
III. Laideronnette, Impératrice des pagodes
IV. Les entretiens de la Belle et de la Bête
V. Le jardin féerique

Maurice Ravel (1875-1937) - La Valse (1919)




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís





Duarte Pereira Martins | Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o curso do Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas. Fundou o MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos durante as três primeiras temporadas, mantendo agora o cargo de coordenador de projetos e produção. 
É diretor artístico de inéditas gravações integrais das sonatas de Carlos Seixas (por José Carlos Araújo) e João Domingos Bomtempo (por Philippe Marques). 
É diretor executivo da Glosas, revista de música, desde 2017. Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro, em variadas formações, com destaque para a divulgação do património musical português. Realizou já gravações para a RTP/Antena 2, para a TV Brasil (com Philippe Marques, no âmbito de uma digressão realizada em 2014) e para a etiqueta do MPMP. Apresenta regularmente estreias de obras de compositores contemporâneos, como foram os casos de João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Amílcar Vasques-Dias ou Hugo Ribeiro. É membro fundador do KVAR Ensemble, projeto em que trabalha obras maiores do repertório camerístico para cordas e piano. 
Frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico e termina, atualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Leciona atualmente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.



Philippe Marques | Nasceu em 1991 na cidade de Lausanne, na Suíça. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional Silva Marques com Catherine C. Paiva. Em 2006 foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e lá completou o Curso de Piano com 20 valores, na classe de Hélder Entrudo. 
Atua regularmente por todo o país, destacando-se as apresentações no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro da Trindade, CCB, Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Palácio Nacional de Queluz e Palácio Nacional da Ajuda. Como solista, estreou-se em 2011 com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, interpretando o primeiro concerto para piano de F. Liszt. Recentemente, apresentou o segundo concerto para piano de J. D. Bomtempo e Rapshody in Blue, de G. Gershwin, com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, sob a direção de Tiago Oliveira. Em 2014, participou numa digressão ao Brasil onde se apresentou em alguns dos principais palcos de cinco cidades. 
Ao longo do seu percurso participou em masterclasses sob orientação de conceituados professores, como Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur Pizarro e Dmitri Alexeev. Já estreou obras de vários compositores portugueses e estrangeiros, entre os quais se destacam Edward Luiz Ayres d'Abreu, Nuno da Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. Colabora regularmente com instituições como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Ensemble MPMP. 
Finalizou em 2014, com a máxima classificação, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Miguel Henriques. Leciona atualmente no Conservatório de Música da Metropolitana, na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.    



Fotos Jorge Carmona / Antena 2